O número de mortes de idosos por queda no Brasil quase dobrou em 10 anos

0
1241

Dia 24 de junho é marcado como Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos

De acordo com informações do DATASUS, nos dois primeiros meses de 2024, o *SUS registrou 285 atendimentos por dia causados por quedas em idosos*. Em janeiro e fevereiro, foram registrados *17.136 atendimentos hospitalares e 9.658 atendimentos ambulatoriais* , envolvendo idosos, na faixa etária de 60 a 110 anos.

Sendo considerada a terceira maior causa de mortalidade entre pessoas com mais de 65 anos no Brasil, entre 2013 e 2022, o número total de mortes de idosos foi de 70.516. O Dr. Marco Aurélio Silvério Neves,ortopedista e traumatologista especializado em cirurgia de prótese de quadril via anterior (AMIS) e de joelho, destaca que diversos fatores podem causar algum tipo de queda nos idosos, tais como perda muscular, problemas neurológicos, efeitos colaterais de algum remédio, perda de visão e audição, além de doenças ortopédicas.

O especialista aponta que o incentivo à mobilidade e a prática de esportes deveria ser maior, já que a prevenção é sempre a melhor solução. “Apesar de os tombos serem frequentes durante a vida, é após os 60 anos que eles podem se tornar mais comuns, dessa forma é muito importante incentivar os idosos a fortalecerem suas musculaturas”, complementa. 

De acordo com o Dr. Marco Aurélio, que também é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), com o envelhecimento natural, o corpo humano vai perdendo massa e força muscular, a chamada sarcopenia, daí vem a importância dos exercícios físicos para o fortalecimento dos músculos. “Essa perda de massa muscular faz com que os idosos tenham uma tendência maior de desequilíbrio, o que acaba gerando a maior parte dos acidentes”, explica. 

Entretanto, o especialista reforça que não é apenas a perda de massa muscular que gera os acidentes. “Ao mesmo tempo, quem tem mais de 60 anos, possui maior tendência de ter comorbidades, como alterações neurológicas, que podem, por exemplo, gerar uma tontura e uma consequente queda”.

Por fim, o cirurgião ortopedista, além de acompanhamento médico para que se possa adiantar o aparecimento de comorbidades e tratar o quanto antes, evitando acidentes de quedas e outros, recomenda que pessoas com mais de 60 anos foquem na realização de atividades como natação, caminhada, alongamento, pilates, entre outros exercícios que podem fortalecer a musculatura. “Mas sempre realizar as atividades indicadas pelo médico”, ressalta Dr. Marco Aurélio.

Sobre Dr. Marco Aurélio S. Neves

Dr Marco Aurélio S. Neves, ortopedista e traumatologista, especializado em próteses de quadril e joelho.

Pioneiro no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.  Conta com especialização em Ortopedia e Traumatologia (2001) e em Cirurgia do Quadril e do Joelho (2002 e 2003), pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP).

O grande diferencial do médico são as bases tecnológicas aplicadas na prótese de joelho, o uso de guias customizadas feitas sob medida para cada paciente, por meio de impressão 3D, aumenta a precisão da cirurgia, otimizando os resultados. E na cirurgia de prótese de quadril, pioneiro na utilização da via anterior é a única que possibilita o método verdadeiramente não invasivo (AMIS), preservando músculos e tendões.

A realidade aumentada e a robótica para diminuir a agressão da cirurgia e permitir uma recuperação mais rápida também já são uma realidade. Um dos pioneiros no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.

Especializações em centros de referência em cirurgia ortopédica do mundo, entre eles: Presbyterian Hospital Plano (Texas, Estados Unidos, 2004), Hospital Jan Palfij (Gent, Bélgica, 2006), Clinic Dr. Decker (Munique, Alemanha, 2006), The Steadman Clinic (Vail, Estados Unidos, 2009), South West London Orthopaedic Center (Inglaterra, 2013), Le Centre Médico Chirurgical Paris V (Paris, França, 2015).

Para mais informações: www.drmarcoaurelio.com.br

Instagram: @drmarcoaurelio.ortopedia

Linkedin: marco-aurelio-silverio-neves

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here