Concerto de flauta doce traz pérolas do repertório renascentista e barroco em show gratuito

0
1214

Ensemble Simul é formado por jovens estudantes de música que vêm de Almirante Tamandaré

Neste domingo (2) à tarde, os curitibanos têm a chance de ouvir música erudita de alta qualidade – e gratuitamente. O concerto “Encontro com Johann Sebastian Bach”, do Ensemble Simul, acontece às 15h no Bosque Alemão Oratório de Bach, no Pilarzinho. A apresentação tem duração de 40 minutos.

O Ensemble Simul é um grupo criado em 2019 em que 10 jovens estudantes se aprimoram na prática da flauta doce. Eles começaram a aprender música no Projeto Dorcas, entidade que promove educação no contraturno escolar em Almirante Tamandaré há 28 anos. Todos se apaixonaram pela arte musical e estão se aprofundando por meio de estudos e concertos. O nome do grupo vem do Latim “SIMUL: ao mesmo tempo, simultaneamente”, ou seja, eles amam tocar em conjunto.

O repertório do Ensemble Simul é diferenciado, bastante selecionado pelos professores. “Um diferencial está em aliar movimento à música, pois procuramos trazer uma execução expressiva, incluindo gestos para enfatizar alguns aspectos musicais”, conta a coordenadora, Renate Weiland.

“A proposta é promover a música de câmera, dando destaque especial à Música Antiga, contemplando as épocas da Renascença e do Barroco, visto que existe um vasto repertório para flauta doce que datam desse período”, conta Renate. “Esse tipo de repertório favorece uma interpretação não somente musical, mas também coreográfica e cênica, com utilização de figurinos e algumas danças. E além de música antiga, também executamos arranjos variados, com música brasileira, música do mundo, música da atualidade”, promete.

SERVIÇO

“Encontro com Johann Sebastian Bach”
Concerto gratuito do Ensemble Simul
Dia 2 de junho, às 15h
Local – Bosque Alemão – Oratório de Bach
End: Rua Nicolo Paganini, s/n – Pilarzinho
Duração: 40 minutos
Entrada franca

Sobre o Dorcas: O Dorcas é administrado pela Associação Evangélica Cristo Redentor (AECRI) e tem como principal apoiadora a Comunidade Luterana do Redentor, de Curitiba. Conta também com doações de pessoas físicas e jurídicas e de instituições parceiras. O Projeto Dorcas é reconhecido pelo poder público e pela população local como uma entidade séria e comprometida com o bem estar da comunidade onde está inserida, o bairro Bonfim, em Almirante Tamandaré, buscando aplicar com a máxima eficiência e responsabilidade os recursos adquiridos através de doações.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here