Fazenda Rio Grande: um polo de crescimento no “Território Gralha Azul”

0
186

Setores de serviços, indústria e comércio são os pilares que impulsionam a economia local, tornando a cidade atrativa para investidores, turistas e novos moradores

A cidade de Fazenda Rio Grande, localizada no chamado “Território Gralha Azul”, tem se destacado como um polo catalisador de pessoas e mão-de-obra, impulsionando o desenvolvimento da região. Com uma estratégia de atuação voltada para fortalecer e dinamizar as cidades que compõem o Território Gralha Azul, incluindo Agudos do Sul, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Magro, Contenda, Mandirituba, Lapa, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul, Fazenda Rio Grande se destaca pela busca da melhoria do ambiente de negócios e estímulo ao empreendedorismo, tornando-se um hub fundamental.
“Estamos focados em criar um ambiente propício para o empreendedorismo e negócios, fomentando o crescimento sustentável da região”, afirma Gastão Gonchorovski, diretor-geral da Indespar, empresa do setor de desenvolvimento imobiliário e incorporações. A Indespar tem estudos para ajudar investidores e empresas que queiram se consolidar na região de Fazenda Rio Grande.


Os setores de serviços, indústria e comércio são os pilares que impulsionam a economia local, tornando Fazenda Rio Grande um polo atrativo para investidores, turistas e moradores que chegam ao município em busca de um lugar para estabelecer vínculos.


Muito além de Fazenda Rio Grande

Uma estimativa populacional recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçou a ascensão da cidade. Sete municípios do Paraná, incluindo Fazenda Rio Grande, experimentaram um aumento no coeficiente que determina a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A cidade viu seu coeficiente crescer de 3,00 para 3,20, como informado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).


“Esse aumento de coeficiente não é apenas um indicador numérico, mas representa a força de dessa comunidade que tem um compromisso com o progresso”, ressalta Gastão Gonchorovski.
O crescimento populacional de 82,27% aferido pelo Censo 2022 em relação ao último levantamento realizado pelo instituto, em 2010, comprova o crescimento exponencial do número de habitantes do município. A população atual da cidade está em 148.873 habitantes.
“Nós não podemos pensar em Fazenda Rio Grande como uma ilha isolada. A cidade tem conectividade com outros territórios e segmentos, inovação tecnológica, o setor social, a área ambiental, todo esse ambiente em torno do território que a Indespar abrange e ao qual não podemos ficar alheios”, pondera o diretor de operações e coordenador chefe de análise de mercado da empresa Indespar, Eduardo Fernandes.


Esse avanço resultará em uma parcela maior do FPM, que será destinada a investimentos nas diversas áreas necessárias para o desenvolvimento sustentável de Fazenda Rio Grande.
“Nossa cidade está em um trajeto de crescimento promissor, e estamos comprometidos em aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem a partir deste avanço”, conclui Gonchorovski.

Crédito da foto da capa: Eliel Ramos

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here