Alunos de Curitiba viram autores e autografam seus próprios livros em projeto literário escolar

0
1511

Iniciativa do Colégio Marista Paranaense incentiva leitura, escrita e protagonismo criativo de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Em tempos de telas e distrações digitais, estudantes do Colégio Marista Paranaense, em Curitiba, estão redescobrindo o prazer da leitura e da escrita de uma forma única: virando autores das próprias histórias. É o que propõe o projeto “SuperAutor”, voltado para alunos do período Integral da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. Mais do que uma atividade escolar, a iniciativa é uma experiência transformadora que valoriza a imaginação e o protagonismo infantil.

Ao longo do projeto, cada criança mergulha em um processo completo de criação: pensa em uma narrativa, desenvolve personagens, ilustra as cenas e redige sua própria história, com o apoio dos professores e da família. Ao final, os pequenos escritores recebem seus livros prontos, com direito a evento de autógrafos para celebrar a conquista junto a colegas e familiares.

“Mais do que incentivar o gosto pela leitura e escrita, o projeto estimula a criatividade, a imaginação, o protagonismo e o orgulho pessoal. As crianças mergulham em um processo de criação completo e significativo, valorizando suas ideias e trajetórias”, explica a coordenadora do período integral do Colégio, Graziele Maria Franceschi Staben.

Um dos momentos mais esperados é o lançamento das obras, quando os estudantes se tornam autores de verdade e com direito a sessão de autógrafos. A ação, segundo a coordenação, também reforça os laços afetivos entre escola e família e planta nas crianças a certeza de que suas histórias e sonhos têm valor.

Para a aluna do 5º ano, Alice Ribas Zak, a experiência foi inesquecível. Ela é autora do livro “A Exploradora”, que conta a história de uma aventureira que encontra um fóssil em um local proibido, mas decide devolvê-lo e, por sua atitude, recebe um presente inesperado. “Quando estava escrevendo a minha própria história, me senti realmente dentro dela. Foi maravilhoso! Se eu pudesse, escreveria mais um livro para mostrar que nem tudo que é divertido está nas telas. Tem muita coisa nos livros que a gente leva para a vida inteira”, relata.

O projeto “SuperAutor” é mais uma iniciativa do Marista Paranaense que mostra como a educação pode ser afetiva, criativa, transformadora e como a leitura continua sendo uma das ferramentas mais poderosas na formação de cidadãos conscientes e sensíveis.

SOBRE OS COLÉGIOS MARISTAS

O Colégio Marista Paranaense integra o Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 99 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org .

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here