Curitiba sedia 1° Etapa do Circuito Paranaensede Esgrima neste final de semana

0
746
A Praça Oswaldo Cruz recebe neste final de semana, dias 2 e 3, a primeira Etapa do Circuito Paranaense de Esgrima, com atletas de todo o estado. O evento é gratuito. Crédito: Clodoaldo Zafatoski

Praça Oswaldo Cruz receberá mais de 80 atletas de todo o Paraná durante a competição

No próximo final de semana começa a 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Esgrima, com as disputas iniciando pela categoria adulto. O evento será realizado na Praça Oswaldo Cruz nos dias 2 e 3, sábado e domingo, com mais de 80 atletas inscritos.

A competição homenageia o Mestre Ronaldo Schwantes, falecido em 2013, em Curitiba. O esgrimista foi 12 vezes campeão brasileiro no florete e na espada e conquistou a medalha de bronze no florete, nos Jogos Pan-Americanos de 1975. Nos Jogos Pan-Americanos de 1979 e 1983, Schwantes ficou em 4° lugar em ambas as competições.

O Circuito Paranaense é dividido em 3 etapas e, em abril, haverá competição nas categorias infantil, cadete (sub-17), juvenil (sub-20) e veterano, finalizando a primeira fase. As competições distribuem pontuação aos atletas no ranking paranaense de esgrima.

Na categoria adulto, os principais atletas na espada são Leopoldo Gubert e Fabricio Lazzaroto, no masculino, e Tabea Alves e Lorana Schwantes, filha de Ronaldo Schwantes, no feminino.

Leopoldo Gubert e Fabricio Lazzaroto se destacam por estarem entre os primeiros do ranking nacional e terem representado o Brasil nos jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, capital chilena.

No sabre, Ícaro Zagrobelny, Julio Pagani, Ana Oliveira e Maria Chista são os destaques, todos entre os 3 primeiros colocados no ranking estadual em cada arma (sabre, florete e espada). Já no florete, Kelly Ramos e Matheus Souza são os atletas com melhor colocação no ranking paranaense.

A competição tem entrada gratuita, com incentivo do PROESPORTE/PR, Governo do Estado do Paraná e COPEL. Confira o calendário completo do Circuito Paranaense de Esgrima no link a seguir: https://cbesgrima.org.br/calendario-2023-federacao-de-esgrima-do-parana/

Serviço:
I Etapa Circuito Paranaense de Esgrima – Adulto
Data
: 02 e 03 de março 2024
Local: Praça Oswaldo Cruz – Curitiba/PR
Horário: Sábado, a partir das 8h e Domingo, a partir das 8h30
Entrada: Gratuita

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here