Com a chegada do Inverno pessoas com artrose precisam redobrar cuidados com o frio

0
413
Dr Marco Aurélio S. Neves

No Brasil, estima-se que 30 milhões de pessoas sofram com artrose, conforme dados do Ministério da Saúde

O dia 20 de junho é o início do inverno, e como os dias ficam mais frios, as pessoas com artrose passam a sofrer mais com dores em suas articulações. Isso acontece porque os dias gelados podem sim aumentar a rigidez e a dor nas áreas afetadas pela doença.

Segundo Dr. Marco Aurélio Silvério Neves,ortopedista e traumatologista especializado em cirurgia de quadril e joelho, a artrose é o nome designado a enfermidade que atinge as articulações. Esse desgaste do tecido de proteção nas extremidades dos ossos – cartilagem – ocorre gradativamente e piora ao longo do tempo.

Essa degeneração das cartilagens é acompanhada de deformidade das estruturas ósseas vizinhas e pode ter como possíveis causas obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes de muito impacto em alto rendimento como futebol. O sintoma mais comum é a dor nas articulações, principalmente, das mãos, do pescoço, da região lombar, dos joelhos e dos quadris, e com o frio pode piorar bastante.

Algumas pessoas relatam que a dor da artrose pode piorar durante o frio, mas essa experiência pode variar de pessoa para pessoa. Não existe uma resposta definitiva que se aplique a todos os indivíduos com artrose. Assim, para minimizar os efeitos, dores e manter a qualidade de vida nos dias frios, o ortopedista dá algumas dicas que podem amenizar o desconforto. Veja a seguir:

1. Manter-se aquecido: Use roupas quentes em camadas para proteger as articulações afetadas pelo frio. Cobrir as áreas doloridas com uma manta ou compressas térmicas também pode proporcionar alívio.

2. Exercícios e alongamentos: Pratique exercícios de fortalecimento muscular e alongamentos adequados para as articulações afetadas. Isso pode ajudar a melhorar a estabilidade e a flexibilidade, reduzindo a dor da artrose.

3. Aplicação de calor: Use compressas de calor, banhos quentes ou almofadas térmicas para aliviar a dor e a rigidez nas articulações. O calor relaxa os músculos e aumenta o fluxo sanguíneo para a área afetada.

4. Manter-se ativo: Embora possa ser tentador evitar o movimento quando a dor da artrose piora, é importante manter-se ativo. Realize atividades de baixo impacto, como caminhadas suaves, natação ou ciclismo, para manter as articulações em movimento e fortalecer os músculos ao redor delas.

5. Perda de peso (se necessário): Se você estiver com excesso de peso, perder peso pode aliviar a pressão sobre as articulações afetadas, reduzindo a dor da artrose.

Para finalizar, o especialista ressalta que essas estratégias podem ajudar a aliviar os sintomas da artrose, mas cada paciente é único, o que torna fundamental consultar um médico ou fisioterapeuta especializado em caso de dor persistente ou progressão dos sintomas. Eles poderão oferecer orientações personalizadas e opções de tratamento mais adequadas ao seu caso.

Sobre Dr. Marco Aurélio S. Neves

Dr Marco Aurélio S. Neves, ortopedista e traumatologista, especializado em próteses de quadril e joelho.

Pioneiro no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.  Conta com especialização em Ortopedia e Traumatologia (2001) e em Cirurgia do Quadril e do Joelho (2002 e 2003), pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP).

O grande diferencial do médico são as bases tecnológicas aplicadas na prótese de joelho, o uso de guias customizadas feitas sob medida para cada paciente, por meio de impressão 3D, aumenta a precisão da cirurgia, otimizando os resultados. E na cirurgia de prótese de quadril, é pioneiro na utilização da via anterior é a única que possibilita o método verdadeiramente não invasivo (AMIS), preservando músculos e tendões.

A realidade aumentada e a robótica para diminuir a agressão da cirurgia e permitir uma recuperação mais rápida também já são uma realidade. Um dos pioneiros no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.

Especializações em centros de referência em cirurgia ortopédica do mundo, entre eles: Presbyterian Hospital Plano (Texas, Estados Unidos, 2004), Hospital Jan Palfij (Gent, Bélgica, 2006), Clinic Dr. Decker (Munique, Alemanha, 2006), The Steadman Clinic (Vail, Estados Unidos, 2009), South West London Orthopaedic Center (Inglaterra, 2013), Le Centre Médico Chirurgical Paris V (Paris, França, 2015).

Para mais informações: www.drmarcoaurelio.com.br

Instagram: @drmarcoaurelio.ortopedia

Linkedin: marco-aurelio-silverio-neves

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here