Mais de 40% das pacientes com câncer de mama no Brasil só buscam ajuda médica com doença em estado grave

0
441

No Paraná, em 2023, quase 4 mil novos casos foram registrados

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no final do ano passado que o câncer de mama atualmente é uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil. Segundo dados, isso acontece porque 41% dos casos que chegam para tratamento já estão em estágios avançados, o que dificulta a cura. No Paraná, em 2023, quase 4 mil novos casos foram registrados, entre eles o da curitibana Rosane Beatriz N. da Silva.

A doença foi diagnosticada logo no começo, ainda no início do ano passado, durante um exame geral de rotina. O médico notou um caroço na mama de Rosane, e por meio de uma ecografia confirmou a existência do nódulo. Rosane não teve dúvida em iniciar o tratamento de imediato.
“Logo na minha primeira consulta no Hospital já fui encaminhada para realizar uma biópsia com um Cirurgião Oncológico, e foi nesse momento que ele confirmou se tratar de um tumor maligno. Foi então que eu entendi que estava doente e a gravidade da doença”, conta Rosane.

Tratada no Hospital São Vicente, Rosane foi submetida ao tratamento sistêmico de quimioterapia, com um total de 16 sessões e oito meses de acompanhamento médico. Segundo pesquisa do INCA, os dados revelam que as chances de cura chegam a 90% quando a doença é diagnosticada no início.
De acordo com a oncologista do Hospital São Vicente, Ana Carolina de Miranda e Figueiredo, existem três tipos de tratamento: a cirurgia, o tratamento sistêmico com medicações e a radioterapia. “O câncer é uma doença complexa que por vezes necessita de um tratamento que engloba diferentes frentes para que o paciente tenha o melhor desfecho”, explica a médica.

A médica ainda conta que o Hospital São Vicente atua com um tratamento completo e humanizado, como por exemplo, na sala dedicada à infusão de medicações, os pacientes têm à disposição um espaço amplo e confortável. Este ambiente foi projetado não apenas para garantir a eficácia do tratamento, mas também para proporcionar uma experiência agradável e acolhedora. Um dos destaques dessa sala é a possibilidade de realizar sessões de cinema, transformando o tempo de infusão em um momento de entretenimento e descontração.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here