De Guaraniaçu para o mundo: Carminha de Oliveira conquistatrês medalhas na I Copa Brasil de Paraesgrima

0
55
A paraesgrimista Carminha de Oliveira participa das duas últimas competições na busca pela vaga em Paris 2024. (Crédito: Adriano Santos).

Paranaense agora mira as duas últimas competições em busca da vaga paralímpica de Paris-2024

Nascida em Foz do Iguaçu, Carminha de Oliveira cresceu no município de Guaraniaçu, no interior do Paraná. Aos três anos, após tomar uma vacina vencida de poliomielite, a paratleta teve uma atrofia na parte inferior da perna direita. Aos 26 anos, se mudou para Curitiba em busca de novas oportunidades e conheceu o Movimento Paralímpico ao assistir aos Jogos Rio-2016 pela televisão.

Assim começou uma nova trajetória na vida de Carminha. Após breve passagem pelo tênis de mesa, conheceu a esgrima e então se apaixonou. No primeiro ano já foi chamada para o Campeonato Brasileiro e, de lá pra cá, as competições não param, levando a paranaense para mais de 10 países.

A I Copa Brasil de Paraesgrima, realizada em São Paulo, em março, foi o teste antes das próximas competições. Carminha obteve excelentes resultados e levou três medalhas. Na espada, a paratleta conquistou a prata e também garantiu 2 medalhas de bronze, no sabre e no florete.

“Estou muito satisfeita com meus resultados na Copa Brasil, mas são as duas próximas competições que vão definir a minha ida para Paris. Estou focada nisso”, afirma a competidora.

A vaga mais importante da sua carreira depende agora das duas próximas competições. Com treinamentos intensos e focados em velocidade, a paranaense busca o carimbo no passaporte na Copa do Mundo e no Regional das Américas de Paraesgrima, que serão disputados em maio. Ambas as competições serão em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, e contam pontos para o ranking mundial.

“Vamos buscar essa vaga com muita determinação. Paris-2024 é um sonho”, finaliza a paratleta paranaense.

Carminha representa a capital Curitiba nas competições nacionais, recebendo incentivo do PROESPORTE/PR, Governo do Estado do Paraná e COPEL e com apoio do Programa Geração Olímpica e Paralímpica do Estado do Paraná, Lei de Incentivo Municipal ao esporte de Curitiba e Bolsa Atleta do Governo Federal.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here