Hipnose em duas perspectivas: Entretenimento e Saúde

0
87

Quais as diferenças da hipnoterapia para a hipnose de palco

A hipnose, prática milenar que remonta ao Egito antigo, é hoje explorada em diferentes contextos, destacando-se a hipnoterapia e a hipnose de palco. Ambas compartilham a capacidade de induzir um estado psicológico especial, mas suas finalidades e métodos têm diferentes funções e objetivos.

A hipnoterapia, ou hipnose clínica, é uma ferramenta terapêutica nas mãos de profissionais qualificados. Utilizando a hipnose como instrumento, a hipnoterapia visa tratar uma variedade de condições, reprogramando o comportamento do paciente a agir de forma diferente a certas situações, podendo tratar desde transtornos emocionais e físicos até hábitos indesejados.

A hipnoterapia tem uma abordagem séria e focada na melhoria da saúde mental e física do indivíduo. Sessões de hipnoterapia podem envolver sugestões direcionadas ao subconsciente para reprogramar pensamentos e comportamentos, tratando desde fobias até dores crônicas.

Já a hipnose de palco, também conhecida como hipnose de entretenimento, utiliza da influência sobre o senso de inibição de um voluntário para transformar o palco em um cenário de surpresas e risadas. Após mergulhar em um estado hipnótico sob a sugestão do hipnólogo, é possível realizar ações de todo tipo, como esquecer o próprio nome, sabores alterados ou enxergar coisas que não estão ali, sendo uma experiência interessante e intrigante para o voluntário e todos assistindo.

Este tipo de hipnose busca entreter, utilizando sugestões de forma lúdica para criar situações cômicas e fascinantes. Contudo, é vital compreender que a hipnose de palco é apenas uma brincadeira , seus efeitos são temporários e não vão muito além de uma alteração simples e superficial.

A distinção entre hipnose e hipnoterapia reside em suas finalidades, efeitos e objetivos. Enquanto a hipnose cria um estado de transe para abrir a mente a sugestões, a hipnoterapia vai além, buscando efetivar mudanças positivas na vida do indivíduo.

Essa diferenciação também se estende aos profissionais que as utilizam. A hipnose de palco é muitas vezes um espetáculo conduzido por hipnólogos de entretenimento, enquanto a hipnoterapia requer a expertise de terapeutas credenciados, geralmente na área da saúde mental.

A hipnose, em suas diversas formas, encontrou espaço na área da saúde. Profissionais médicos e de enfermagem incorporam a hipnoterapia em seus procedimentos para auxiliar no controle da dor e facilitar tratamentos. Essa abordagem inovadora oferece uma alternativa menos invasiva e com menor uso de medicamentos, proporcionando benefícios adicionais aos pacientes.

Serviço: Hipnose para todos
Renê Skaraboto
Hipnoterapeuta
(41) 99692-9774
@hipnose_para_todos
https://www.clinicahipnoseparatodos.com.br/
Ed. Batel Executive Center – Travessa João Turin, nº37 Sala 601 – 6ª andar – Água Verde, Curitiba – PR, 80240-100

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here