Prêmio elege os principais projetos de inovação na educação do Paraná

0
152
Créditos: Valterci Santos

Prêmio elege os principais projetos de inovação na educação do Paraná


Evento reuniu autoridades, educadores e convidados na premiação do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) na última sexta-feira (24)

Aconteceu na última sexta-feira (24), o Prêmio Práticas Inovadoras em Educação do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR). O evento realizado em Curitiba reuniu mais de 300 pessoas, entre autoridades, educadores e convidados. Os vencedores foram revelados e premiados por projetos que visam promover a inovação no ambiente de aprendizagem.

Dos inscritos, foram mais de 50 projetos classificados de instituições de ensino de todo o estado que foram analisados e elencados por um corpo de jurados formado por educadores experientes. As sete categorias (Educação Infantil; Educação Fundamental – Anos Iniciais; Educação Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior e Cursos Livres) abriram espaço para iniciativas de diversas áreas do conhecimento e de todos os níveis de ensino.

Haroldo Andriguetto Júnior, vice-presidente do Sinepe/PR ressaltou o engajamento das instituições e o reflexo das ações para o crescimento e a transformação da educação no Paraná. “Nós ficamos muito contentes com a participação em massa das escolas, que estavam ansiosas pelo prêmio. Quem ganha é sempre o setor, a educação particular paranaense. Com o evento, as práticas ganham visibilidade, fazendo com que outras escolas inovem, adaptando as iniciativas ganhadoras em suas realidades educacionais, disse.

Ao final, o evento prestou uma homenagem ao professor Jacir Venturi, personalidade importante da educação paranaense, com cinco décadas de trabalho prestados ao setor. “Como professor lecionei seguramente para mais de 90 mil alunos, e sempre mantive o compromisso de fazer de tudo para ter um estudante motivado e por uma educação de qualidade, não importa se pública ou privada. Essa homenagem não faz sentido se não rendermos um tributo à ternura, ao afeto e principalmente à gratidão”, conta Venturi em discurso recebido sob fortes aplausos dos convidados e familiares.

O encontro foi encerrado com um jantar de confraternização que reuniu colaboradores do setor de educação particular no Paraná.

O evento também contou com a presença de autoridades que atuam pela evolução da educação no país. Estavam presentes o Senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR), a Presidente do Conselho Municipal de Educação de São José dos Pinhais (SJP) Ana Lúcia Rodrigues, a representante do Gabinete de Curitiba do Senador Flávio Arns (PSB-PR), Regina Berbetz, o Vereador de Curitiba Sabino Picollo (UNIÃO), o representante da Associação das Escolas Particulares de SJP (ASSEPART) Ronaldo Alves de Andrade, o representante do Movimento Pró-Paraná José Manoel de Macedo Caron Junior, a representante do Sinepe/PR no Fórum de Educação SJP Leila Carvalho, e os representantes da Divisão de Estrutura e Funcionamento da Prefeitura Municipal de SJP Rodrigo Cardoso Gomes, Diego Mileski e Ana Paula Riedel Pires.

Conheça os projetos premiados:
Categoria: Educação Infantil
1º lugar: Brigada do Bullying, da Escola Atuação – Curitiba
2º lugar: Reciclando, da Escola Interpares – Curitiba
3º lugar: Guardiões dos Mares: como podemos fazer para que o lixo que produzimos não chegue até as baleias, do Colégio Marista Santa Maria – Curitiba

Categoria: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
1º lugar: Programa de Atendimento Educacional Especializado, do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina – Guarapuava
2º lugar: Empreender é Divertido como Ler e Brincar, do Colégio Monteiro Lobato – Cascavel
3º lugar: Chave Interdisciplinar, da Uninter – Curitiba

Categoria: Ensino Fundamental – Anos Finais
1º lugar: Valores do Cooperativismo: aprendendo na prática, do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina – Guarapuava
2º lugar: Aprendizagem e Diversão: um novo conceito com o projeto passa ou repassa, do Colégio SEMA – São Mateus do Sul
3º lugar: Cidade Carolina, do Colégio Nossa Senhora da Glória – Francisco Beltrão

Categoria: Ensino Médio
1º lugar: Oficina de Escrita Criativa, do Colégio Dom Bosco – Curitiba
2º lugar: Cidade Carolina, do Colégio Nossa Senhora da Glória – Francisco Beltrão
3º lugar: Hora do Blá, da Escola Metropolitana – Araucária

Categoria: Educação Profissional
1º lugar: Global Meeting, da Uninter – Curitiba

Categoria: Educação Superior
1º lugar: Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência, da Faculdades Pequeno Príncipe – Curitiba
2º lugar: Escritório Modelo Unimater, da Unimater – Pato Branco
3º lugar: Competências Digitais Docentes, da PUCPR – Curitiba

Categoria: Cursos Livres
1º lugar: Encontro Marcado: informação e capacitação para profissionais do setor de asseio e conservação, da CEPNKA – Curitiba
2º lugar: PIOTEC – Programa de Tecnologia e Ciência, do Colégio Marista Pio XII – Ponta Grossa
3º lugar: Resíduos Recicláveis Primavera – Siga a Nossa Pegada, da Escola Especializada Primavera – Curitiba

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here