Empresa VEM completa 14 anos e comemora crescimento de 20%

0
170

Na contramão do mercado, a VEM cria estratégias para manter crescimento sustentável

A VEM, empresa referência na produção de utensílios para food service e consumidor final, alcançou a marca de crescimento de 20% em relação ao último ano. Boa parte dessa performance deve-se ao fato de ter incorporado estratégias segmentadas para marketplaces, novas táticas de branding e posicionamento da marca.

Desenvolver produtos com tecnologia de ponta, alta qualidade, maior resistência, design inovador, antecipação da paleta de cores da tendência para próximo ano são alguns dos diferenciais da VEM. O objetivo é sempre criar produtos que facilitam o dia a dia das pessoas e, principalmente, com a responsabilidade de serem 100% recicláveis, diferenciais que estão no DNA da empresa.

Segundo Renata Oliveira, Diretora da VEM, os constantes investimentos em tecnologia, desenvolvimento de produtos, equipamentos modernos de última geração são importantes para manter o crescimento. “Para ampliar a atuação no mercado, estamos adotando estratégias segmentadas para marketplaces, novas táticas de branding e posicionamento da marca que já se mostraram acertadas, ampliando mercado e conquistando novos consumidores”, explica a executiva.

Todos esses movimentos e iniciativas estão fazendo com que a VEM alavanque novos negócios e nichos, além de tornar a empresa uma referência no mercado nacional e internacional, ampliando sua participação no mercado de atuação, entre eles a Horeca (bares, hotéis, restaurantes, buffet, cafés, padarias, confeitarias, lanchonetes, hospitais, sorveterias e açaiterias) e o consumidor final.

A executiva destaca também que a filosofia da empresa “idealizar, transformar e crescer” continua sendo seguida ao longo dos 14 anos.  A criatividade e o foco para identificar possíveis dores nas tarefas diárias, tanto de empresas como de pessoas, inspiram a VEM a criar produtos práticos e que agreguem benefícios que as pessoas nem percebiam no dia a dia, mas que passam a dar valor e perceber o quanto são importantes.

Soluções que resolvem as dores do consumidor em geral

Em 2009, a ideia de criar o primeiro produto surgiu quando Ricardo Oliveira, Diretor da VEM, observou alguns acidentes com a quebra de taças de vidro em uma padaria paulistana. Algum tempo depois, lançou a Taça Paris, de policarbonato, e é 250 vezes mais resistente do que o vidro e 80% mais leve. Esse produto tornou-se um dos carros-chefes da marca e se mantém no portfólio.  

“Conseguimos idealizar uma solução inovadora que reduz custos com a reposição, uma vez que tem durabilidade de 5 anos e garante a prevenção de acidentes. A partir daí tivemos a certeza de que estávamos no caminho certo.  Já contamos com mais de 2 mil itens de silicone, polisulfona, tritan, policarbonato e polipropileno desenvolvidos para serem soluções de economia para os negócios de diversos segmentos”, ressalta Ricardo Oliveira.

Comemoração de 14 anos da VEM: times do escritório e da fábrica

Aposta no mercado internacional

Já presente no Paraguai e Uruguai, com embarques regulares de produtos das linhas para Horeca (BHR), a expectativa da empresa é realizar uma expansão assertiva em 2024 nos mercados-alvo mais maduros dos Estados Unidos e Europa.

O primeiro passo para ampliar atuação e conquistar mercado em outros países foi com a participação em feiras e eventos internacionais. Ficou comprovado que o valor agregado aos produtos atendia totalmente as necessidades do mercado internacional em otimizar e economizar nas operações da cozinha. “Oferecemos algo a mais para esse segmento, com produtos de qualidade e sustentáveis, aliados à matéria-prima 100% virgem e de alta qualidade, desgin moderno e cores que seguem a tendência internacional, tornando-nos bastante competitivos para um público altamente exigente e que leva muito à sério a questão da qualidade e eficiência dos produtos”, esclarece o executivo.

Compensação ambiental

O tema Meio Ambiente tem sido muito abordado há alguns anos e a VEM acredita que é preciso conscientizar a sociedade sobre o dever de todos em relação aos problemas ambientais em todo o mundo.

Ao longo dos anos, a VEM tem desenvolvido projetos de compensação ambiental para equilibrar as dimensões econômicas, sociais e ambientais em prol do desenvolvimento sustentável do planeta, entre eles o Adote um Copo e Eureciclo.

Projeto Adote um Copo

No Brasil, são consumidos mais de 720 milhões de copos descartáveis. Um número extremamente elevado e que causa impactos severos ao meio ambiente. Para mudar essa realidade e apostando em uma ação de sustentabilidade, a VEM criou o projeto “Adote um Copo”, em janeiro deste ano, que contou com a adesão total de todos os seus 71 colaboradores.

Levando em conta o número de funcionários e o consumo de copos descartáveis por mês de cada um (cerca de 88 copos), resultaria na utilização de 6.248 copos descartáveis mensalmente. Ao longo desses nove meses do projeto, seriam 56.232 copos descartáveis, que a um custo médio alcançaria o valor de R$ 3.936,24.

“Enquanto as empresas continuarem acreditando que sustentabilidade e lucro não andam juntos, elas vão continuar perdendo dinheiro. O projeto Adote um Copo, por exemplo, elimina copos descartáveis de um empreendimento e pode fazê-lo economizar mais de 35%, em 9 meses”, destaca Renata Oliveira, Diretora da VEM.

Parceria com Eureciclo

Para garantir o impacto positivo ao meio ambiente e trazer a transparência no gerenciamento de seus resíduos com manejo sustentável, a empresa firmou uma parceria com a entidade eureciclo, além de diversas campanhas de conscientização sobre a importância da reciclagem.

“A parceria entre VEM e Eureciclo começou pela vontade em criar um futuro mais sustentável, afinal, empresas são parte da sociedade e devem contribuir com seu crescimento. E deu certo. Só em 2022 foram 18 mil toneladas recicladas, mas é só o começo!”, avalia a executiva. 

São ações simples como o uso de produtos reutilizáveis que, além de reduzir gastos a médio e longo prazos, possibilitam um futuro mais sustentável. Um bom exemplo é deixar de utilizar copos descartáveis em casa ou no trabalho, já que demoram até 400 anos para se decompor na natureza quando não têm seu descarte feito corretamente.

Já as empresas, cada vez mais, precisam criar soluções para reciclagem e descarte correto de seus produtos. Atitudes fáceis de serem realizadas quando se deixa de pensar em si mesmo para pensar no coletivo, partindo para criar hábitos que permitem mudanças no comportamento para respeitar o meio ambiente.

Sobre a VEM (www.mundovem.com.br)

Fundada em 2009, a empresa 100% brasileira conta com mais de 2 mil itens de silicone, polisulfona, tritan, policarbonato e polipropileno desenvolvidos para serem soluções de economia para negócios Horeca (como bares, hotéis, restaurantes, buffet, cafés, padarias, confeitarias, lanchonetes, hospitais, sorveterias e açaiterias), além do consumidor final.

Além de oferecer produtos práticos, com design arrojados e criativos, a VEM desenvolve soluções reais para as demandas do dia a dia, como produtos resistentes às temperaturas e aos impactos, recicláveis, com design marcante e formatos inteligentes, ideais para o empilhamento.

Todos os utensílios têm a certificação da Falcão Bauer, além de estarem em conformidade com a FDA e a Anvisa. Isso significa que os produtos não contaminam os alimentos, garantindo mais segurança para todos.

A VEM também está presente no Paraguai e Uruguai com embarques regulares de produtos das linhas para HoReCa (BHR). O próximo passo, a médio e longo prazos, são os mercados-alvo mais maduros dos Estados Unidos e Europa. Mais informações em www.mundovem.com.br

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here