Trabalho artístico expõe sensivelmente a trajetória, intimidade e os desafios de quem convive com a doença
Retratos de mulheres que enfrentam o diagnóstico de câncer de mama fazem parte da exposição “Rosa pela vida”, que segue em temporada até 27 de outubro. Idealizada pela fotógrafa Lou Bueno e produção de Dryka Bueno, o trabalho é inspirado na força e coragem das protagonistas das histórias registradas em fotografia, revelando artisticamente os desafios físicos e emocionais de quem convive com a doença:
“A perda de pessoas próximas devido ao câncer de mama, me fez perceber a importância crítica da conscientização, prevenção e apoio emocional às mulheres que passam por esse desafio. As experiências pessoais de cada uma delas, serviram como um catalisador na busca de maneiras de contribuir significativamente para a causa.”, afirma Bueno.
Diagnosticada com câncer de mama em março desse ano, Luana da Silva Rocha, de 34 anos, conta a sua luta em enfrentar a doença:
“Os maiores desafios são lidar com os efeitos colaterais do tratamento, a burocracia dos planos de saúde e, principalmente, o medo da evolução da doença, uma vez que descobri uma metástase no fígado.”, afirma.
Luana ainda expõe como descobriu que estava com câncer: “Eu comecei a sentir uma queimação na mama direita, mas, como eu amamentava, pensei ser algo relacionado a isso. Porém, em um autoexame, senti um nódulo diferente, marquei médico, e as características pelo exame clínico não era de nada suspeito. Em dezembro de 2022, comecei também a sentir dor abdominal e, ao fazer tomografias, obtive o assustador diagnóstico.”, destaca.
Em um país com uma incidência ascendente do câncer de mama, o “Rosa Pela Vida” quer chamar a atenção para a importância da conscientização como ferramenta de prevenção para um diagnóstico precoce. O empoderamento feminino e a criação de uma rede de apoio mútuo promovem não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional das mulheres que passam pela situação:
“O maior desafio, para mim é o emocional, pois traz medo, dúvidas e mudanças físicas. Quando eu soube que estava com câncer de mama, eu desabei, foi um período de muitas lágrimas e questionamentos. Tudo começou com um desconforto na mama esquerda; os dias foram passando e meu mamilo começou a retrair para o lado. Em seguida, senti o nódulo pelo autoexame e procurei um especialista, que confirmou a suspeita.”, afirma Adriane Alves, de 38 anos, também fotografada na exposição.
Eventos que abordam a trajetória de mulheres em processo de tratamento, promovem a troca de experiências e geram apoio mútuo, além de repassarem conhecimentos sobre a importância da prevenção e do autoconhecimento para descoberta precoce do câncer.
Motivada pelo desejo de contribuir, com seu trabalho, para que mulheres possam descobrir a doença em fase inicial, Lou Bueno destaca o seu engajamento no projeto:
“É essencial usar nossas experiências pessoais para criar mudanças positivas na sociedade e oferecer apoio àqueles que enfrentam situações semelhantes. Todos os envolvidos na organização desse evento, trabalharam voluntariamente. Acredito que a exposição nos convida a sermos conscientes, solidários e complacentes em nossa jornada pela vida.”, conclui.
Na abertura do evento, além da exposição, haverá a apresentações do Coral Melodia e da bailarina Prica Rizzo, palestra com a Dra. Carolina Cordeiro e a fala de autoridades. O trabalho segue para Curitiba e Guaratuba e contará com outras ações, como roda de mulheres, palestras e caminhada pela vida.
Serviço:
Abertura da exposição
Data: 9 de outubro de 2023
Horário: a partir das 18h30
Teatro Municipal Ernani Bettega – Rua XV de novembro, 1800 –São José dos Pinhais-PR
Exposição fotográfica
Data: 10 a 17 de outubro
Horário: 9h às 21h
Local: Associação Médica do Paraná – Rua Cândido Xavier, 575 – Curitiba-PR
Exposição fotográfica
Datas: 18 e 19 de outubro
Horário: 10h às 19h
Local: Portão Cultural – A. República Argentina, 3432 -Portão, Curitiba-PR
Evento Rosa pela vida – palestra com Lia Kshesek e roda de mulheres com Mariana Vaz.
Data: 21 de outubro
Horário: 16h
Local: PF Espaço de Performance Art Etc -Rua Brigadeiro Franco, 2119 – Curitiba-Pr
Exposição Fotográfica
Data: 23 a 27 de outubro
Local: Unidade Básica de Saúde de Guaratuba
Exposição fotográfica e caminhada
Data: 27 de outubro
Horário: 17h
Local: Saída do Letreiro da Praia Central de Guaratuba e chegada na Praça dos Namorados – Guaratuba-PR
Todos os eventos são gratuitos.