Doenças bucais e vírus infantil

0
151

Especialista oferece alívio e qualidade de vida para surtos de vírus infantil e doenças bucais

Você ja ouviu falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. Também sobre conscientização das enfermidades na região bucal. Neste contexto, a Dra. Ana Paula Samways, reconhecida dentista, especialista em laserterapia em diversas áreas da saúde, destaca como a técnica pode ser uma alternativa para aliviar sintomas das doenças bucais, como o vírus infantil de mão-pé-boca, a gengivoestomatite herpética e a mucosite, um efeito colateral da rádio e quimioterapia. Dessa forma a terapia com laser (Laserterapia) pode ser utilizada para proporcionar uma melhor qualidade de vida a muitos pacientes.

A doença mão-pé-boca é uma doença viral altamente contagiosa, causada pelo vírus Coxsackie, afeta comumente crianças pequenas e é caracterizada por erupções cutâneas extremamente dolorosas nas mãos, pés e boca. Por ser extremamente contagiosa, seu surgimento acarreta surtos. que costumam ocorrer em março e julho, quando do retorno das aulas ou dos berçários nas creches e pré escolas. Mão pé boca preocupa muito mães e pais pois traz muita dor para as crianças, que param de se alimentar, beber água, não permitem a higienização oral e assim desenvolvem inúmeros prejuízos à saúde oral e geral.

A fotobiomodulação pela Luz laser ou Laserterapia pode ajudar demais na redução dos sintomas e no reparo das lesões primárias. Ainda quando as lesões passam a estar contaminadas, que infelizmente é comum e aumenta sobremaneira a dor e a duração do ciclo que normalmente dura de 7 a 10 dias. Nesses casos ajuda extra pode vir da Laserterapia, pelo uso da terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT). Todas as técnicas de Laserterapia aqui citadas são indolores, não invasivas, rápidas e eficazes. A Dra. Samways explica: “A laserterapia ou Fotobiomodulação pode ser uma abordagem complementar para auxiliar no alívio dos sintomas, também nas lesões dolorosas da cavidade oral, acelerando a recuperação e proporcionando maior conforto aos pacientes.”

Já a gengivoestomatite herpética, causada pelo vírus herpes simplex, é uma condição comum que afeta a mucosa bucal, causando inflamação e feridas dolorosas na região da gengiva e boca. A laserterapia, sob a orientação de um profissional qualificado, pode ajudar a reduzir o desconforto, acelerar o processo de cicatrização e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados.

Outra condição frequentemente associada a tratamentos oncológicos é a mucosite, uma inflamação dolorosa das mucosas orais que pode ocorrer como efeito colateral da quimioterapia e radioterapia. Essa condição pode levar à interrupção dos ciclos de tratamento, causa dor intensa e mal estar geral, afetando a qualidade de vida dos pacientes. Com apenas 3 sessões nos primeiros dias, é possível evitar as lesões e desconfortos causados pela mucosite, garantindo melhores resultados do tratamento oncológico e proporcionando alívio aos pacientes. Além disso, a prevenção contínua durante todo o tratamento é essencial para evitar complicações e garantir o sucesso do processo terapêutico. O tratamento com a Luz laser é inovador, considerado “padrão ouro” pela literatura científica, tem se destacado no combate e prevenção da mucosite: A laserterapia tem sido muito estudada como uma opção para o alívio da dor e aceleração da recuperação dos pacientes com inflamação durante o processo de tratamento.

O Hospital Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba, é uma instituição de referência no tratamento de diversas doenças infantis, incluindo casos de vírus infantil de mão-pé-boca, gengivoestomatite herpética e mucosite. A Dra. Samways colabora com a equipe multidisciplinar do hospital, oferecendo sua expertise em laserterapia para auxiliar na recuperação e bem-estar dos pacientes.

Neste “Julho Verde”, período de conscientização sobre a saúde do pescoço, cabeça e boca, a abordagem da laserterapia ou Fotobiomodulação apresentada pela Dra. Samways surge como uma aliada para promover alívio de sintomas e uma melhor qualidade de vida, especialmente em casos de doenças bucais que afetam crianças e pacientes em tratamento oncológico.

Sobre a Dra. Ana Paula Samways:
A Dra. Ana Paula Samways é especialista em procedimentos com laser e tem experiência na aplicação da laserterapia em diversas áreas da medicina e saúde Integrativa. Sua expertise e conhecimento contribuem para a exploração de novas possibilidades terapêuticas, incluindo o uso do laser para a terapia fotodinâmica no tratamento da descontaminação de processos, lesões e feridas contaminadas.

Serviço: Laserterapia como solução de saúde
Samways
Dra. Ana Paula Amatuzzi Samways
CRO: 7433PR
Contato:41 98866-1110
Redes sociais: @draanapaulasamways
Endereço: R. Inácio Barvick, 160 – Mossunguê

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here