Delegação Paranaense de Bocha Paralímpica chega ao campeonato brasileiro com grandes chances de medalha

0
3187

Evento ocorrerá entre os dias 09 e 15 de setembro, no Centro de Formação Olímpica de Fortaleza, no Ceará

No dia 09 de setembro, em Fortaleza, começa o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, o principal evento nacional do esporte, e a delegação paranaense, que é composta por 8 atletas, chega com grandes chances de medalhas.

Após as seletivas regionais, 16 estados brasileiros terão representantes no campeonato, sendo 54 competindo no feminino e 72 no masculino, separados por classes funcionais. Para o campeonato, serão montadas 8 quadras de competição e mais 4 para aquecimento com boxes para os dois lados.

Na capital cearense desde a segunda-feira, dia 4, a equipe comandada pelo técnico Darlan França concentram-se nos treinos preparatórios dos atletas, reconhecimento do espaço e quadra esportiva onde ocorrerão as competições do Campeonato Brasileiro.

As equipes vão utilizar o ginásio da Faculdade Estácio de Sá de Fortaleza, com quem fecharam parceria, podendo fazer todo o treino da fase pré-competição, até o dia 08. O treino prévio na cidade permite que os atletas passem por um processo de aclimatação e adaptação prévia, visto as elevadas temperaturas da cidade que podem interferir na forma de jogar dos atletas.

“Estar na cidade antes da competição também nos permite fazer um reconhecimento prévio dos espaços, estruturas e quadras, buscando nos detalhes como, por exemplo, o comportamento da bola em cada local de competição. Isso pode trazer uma vantagem competitiva para os nossos atletas”, afirma Darlan França, técnico da delegação.

Todos os atletas envolvidos na competição fazem parte de um projeto que tem iniciativa da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) e é incentivado pelo PROESPORTE, do Governo do Estado do Paraná em conjunto com a Copel.

Chances de Medalhas

Entre os atletas paranaenses, os irmãos curitibanos Eliseu e Marcelo dos Santos são os destaques da competição. Eliseu já participou de 4 Paralimpíadas conquistando ao todo 5 medalhas sendo: 2 ouros, 2 bronzes e 1 prata (Pequim 2008, ouro na dupla e bronze no individual, Londres 2012 ouro na dupla e bronze no individual, Rio de Janeiro 2016 prata na dupla). Além de todas essas medalhas, Eliseu participou de duas Copas do Mundo de Bocha, sendo Campeão na Irlanda, em 2011, e Vice-campeão, em 2007, conquistando a primeira medalha na história do Brasil na bocha a nível mundial.

Marcelo dos Santos participou de 2 edições dos jogos paralímpicos Rio de Janeiro e Tóquio conquistando a prata e o 23° lugar, respectivamente. Os irmãos também já conquistaram ouro e bronze respectivamente no parapan de Toronto em 2015.

Eliseu participa ainda da Copa do Mundo de bocha paralímpica, que já está ocorrendo em Fortaleza, vencendo os dois dos três primeiros jogos da chave. Nas quartas de final, venceu o atleta tailandês Pornchok Larpyen, conquistando a vaga pra semifinal.

Foto: Divulgação ADFP

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here