Hospital Pilar celebra 60 anos com programação especial voltada à saúde mental

0
690
Diretor Tecnico e Geral do Pilar - Rodrigo Romanini

Atividades incluem apresentações musicais, meditação guiada e distribuição de doces

O Hospital Pilar está completando 60 anos de história na capital paranaense. Para celebrar essa data, entre os dias 22 e 26 de julho, o hospital realizou uma série de ações para mostrar como atitudes simples podem ter um impacto positivo significativo na saúde mental das pessoas que estão passando por um momento sensível.

A comemoração iniciou nos dias 22 e 23, quando o violinista Gustavo Rech percorreu os corredores do local apresentando músicas de diversos estilos em sessões: às 10h, 15h e 19h30. Esta iniciativa, realizada desde 2005 em momentos especiais, tem como objetivo criar uma atmosfera tranquila e acolhedora na instituição. “A música é amplamente reconhecida por seus benefícios na recuperação, manutenção e melhoria da saúde física e mental. Ela pode acalmar os pacientes, ajudando-os a aceitar os tratamentos e a rotina hospitalar com mais facilidade”, explica Rodrigo Romanini, diretor técnico do Hospital Pilar.

Nos dias 24 e 25, o hospital sediou a campanha “5 Minutos Eu Medito”, onde totens de meditação foram disponibilizados, permitindo que colaboradores façam uma pausa na rotina para praticar a meditação. A prática oferece diversos benefícios físicos e mentais, incluindo a melhora da pressão arterial, a redução de dores crônicas e insônia, o aumento da produção de serotonina, a redução da ansiedade e o estímulo à criatividade. No dia 24 a atividade esteve à disposição das 9h30 às 17h e no dia 25 das 12h30 às 20h30.

Além das atividades musicais e de meditação, o hospital também promoveu a distribuição de doces para todos os presentes, contribuindo para um ambiente mais leve e descontraído durante as comemorações.

Seis décadas de investimento em tecnologia e infraestrutura para os curitibanos

Fundado em 1959 pelo Dr. João Iltaumyr Milano e sua esposa Milva Schruber Milano, o Hospital Pilar iniciou suas atividades com uma estrutura modesta, contando com três andares, cinco leitos e uma sala cirúrgica. A primeira ampliação ocorreu 12 anos depois, aumentando a capacidade para 25 leitos e incluindo um novo bloco com mais salas cirúrgicas e de parto.
Entre as décadas de 1980 e 2000, o hospital passou por uma série de melhorias significativas, investindo em tecnologia e infraestrutura. Um novo prédio de cinco andares foi construído, e em 2004, a instituição se consolidou como um hospital geral, expandindo sua UTI e criando um novo centro cirúrgico para procedimentos complexos. Em 2010, um novo edifício foi adicionado e o hospital recebeu certificação de qualidade.

Em 2020, o Hospital Pilar passou a fazer parte da holding Hospital Care, o que possibilitou novas ampliações e a introdução de tecnologias avançadas. Atualmente, o local possui mais de 100 leitos, 44 especialidades médicas e é acreditado com excelência pelo Instituto para Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Serviços de Saúde (IPASS). Além disso, foi a única instituição da capital paranaense ranqueada na lista dos Melhores Hospitais do Mundo pela revista estadunidense Newsweek, a análise foi realizada em 30 países. É uma referência em procedimentos de alta complexidade, com um centro cirúrgico moderno e uma UTI humanizada que permite a presença de acompanhantes 24 horas por dia.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here