Jogos educativos propõem formas diferentes de comunicar e sensibilizar

0
1344

Dinâmicas interativas envolvem diferentes públicos com temáticas personalizadas

Quantas vezes você já aprendeu brincando? E quantas vezes já ensinou, repassou uma mensagem ou sensibilizou por meio de dinâmicas, seja uma brincadeira ou um jogo? Já pensou nessa possibilidade? 

Com o objetivo de levar informações sobre educação ambiental e mobilizar diferentes públicos, a Arkhê Relações Sustentáveis criou uma forma de comunicação estratégica: jogos educativos. O material tornou-se ferramenta para tratar temas importantes de forma educativa e dinâmica.

 “O desenvolvimento de jogos personalizados nasceu como uma ferramenta educativa interdisciplinar criada exclusivamente para os temas e realidade das crianças e ambiente em que vivem”, explica Augusta Fehrmann Gern, jornalista e desenvolvedora dos jogos.

A proposta, adequada para diferentes situações e público, foi primeiramente implementada em 2022, para atender a demanda do Porto Itapoá, que precisava dinamizar o acesso à informação em programas ambientais voltados para alunos de escolas municipais residentes na Área de Influência Direta do Terminal.

A partir de reuniões com os públicos, e pesquisas sobre os temas, foram criados dois jogos: o “Pare, olhe e jogue”, voltado para temáticas de trânsito e o “Hora da Pesca – uma forma divertida de aprender sobre a pesca artesanal”. 

O “Pare, olhe e jogue” é em um jogo de tabuleiro de perguntas e respostas, em que as crianças precisam responder corretamente questões sobre sinalização, segurança e respeito para “passar de casa” até chegar à linha final. Já no “Hora da Pesca”, crianças e adolescentes são desafiados a responder parte das 100 perguntas realizadas sobre a pesca artesanal, ressaltando o respeito à prática tradicional.

“Os jogos foram aprovados por todos os que acompanharam ou participaram das atividades. Independentemente do público, o uso do jogo propõe reflexão, sentimento de pertencimento e alteridade, além da troca de ideias sobre pensar o mundo e se relacionar com as pessoas”, explica Augusta.

As dinâmicas podem ser aplicadas em diferentes temas e momentos; o diferencial é a personalização, que as tornam ferramentas próprias e exclusivas perante as necessidades e desafios do empreendedor.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here