Projeto Dorcas já impactou 4,5 mil crianças e adolescentes com apoio pedagógico, alimentação e contraturno

0
77

Ação social em Almirante Tamandaré, no Paraná, recebe doações e aportes de Imposto de Renda

Para ter um impacto realmente transformador, um projeto social precisa contar com persistência, qualificação e amor genuíno. Tudo isso é vivido diariamente há 29 anos no Projeto Dorcas, em Almirante Tamandaré (PR), onde as atividades formativas e de contraturno escolar já alcançaram 4,5 mil crianças e adolescentes.

“O Dorcas tenta ressignificar a vida de crianças e jovens com atividades e valores cristãos, e ficamos muito felizes em ver que eles não estão mais abandonando a escola como antes, e isso faz com que a evasão escolar comece a diminuir, a passos pequenos”, comemora a diretora do projeto, Darclê Susan Westphal da Cunha.

Localizado às margens da Rodovia dos Minérios, no bairro Bonfim, o Dorcas está inserido em um dos maiores bolsões de pobreza do Vale do Ribeira. Apesar de estar na Região Metropolitana de uma capital tão bem conceituada como Curitiba, é um lugar de condições de moradia, educação, saneamento básico e saúde precárias. Ali, por meio de muito planejamento e o trabalho de professores e voluntários, tem sido possível promover a inclusão social e o desenvolvimento integral de muitas famílias.

Tudo começou em 1996, quando integrantes da Comunidade do Redentor, de Curitiba, viram a necessidade de promover o desenvolvimento humano integral na região de Almirante Tamandaré. Para isso, investiu em atividades educacionais, culturais, esportivas a crianças e adolescentes e capacitação profissional a adultos.

Hoje, o Dorcas recebe diariamente cerca de 300 crianças e adolescentes, de 4 a 21 anos, durante o contraturno escolar, com quatro refeições diárias gratuitas e atividades pedagógicas, artísticas, culturais e esportivas. A música (canto coral, flauta e metais), o reforço escolar (alfabetização, matemática e português), a educação artística, esportes, oficina de robótica, escotismo e empreendedorismo são alguns dos instrumentos na formação integral das crianças e adolescentes atendidos.

A sede está em um terreno de 3.500 metros quadrados, com uma construção de 800 metros quadrados, onde tem transformado a vida de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. “Agora precisamos ampliar para atender as 90 crianças em fila de espera, mas não é possível construir um barracão maior onde estamos”, enfatiza a diretora. Contando com a solidariedade de todos, o Dorcas quer se manter e atender 500 crianças e adolescentes até 2030.

Financiamento

Reconhecido pelo poder público e pela população local como uma entidade séria e comprometida com o bem estar da comunidade onde está inserido, o Dorcas busca aplicar com a máxima eficiência e responsabilidade os recursos adquiridos através de doações. Detém o título de Utilidade Pública Municipal e Estadual, que traz como benefícios o reconhecimento da idoneidade da instituição como prestadora de serviços à sociedade e sem fins lucrativos.

A instituição é também cadastrada no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, vinculado diretamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ao conselho Municipal de Ação Social (CMAS), de Almirante Tamandaré, o que constitui uma das diretrizes da política de atendimento previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Graças a isso, é possível receber doações oriundas da dedução do Imposto de Renda (pessoa física e jurídica).

Saiba mais sobre o Dorcas

O nome do nosso projeto é inspirado numa personagem bíblica que costurava para pobres e viúvas e era amada por muitos. Foi com esse espírito de bondade e amor que o projeto nasceu em 1996, quando membros da igreja luterana Comunidade do Redentor, em Curitiba, passaram a atender pessoas que chegavam no local em busca de ajuda, solicitando itens básicos.

Ao constatar que a maioria delas era de Almirante Tamandaré, a 10 km de Curitiba, optou-se por instalar uma sede nessa cidade para desenvolver um trabalho social mais próximo e efetivo. No início, atendia-se pessoas que chegavam à igreja em busca de itens básicos. A partir de 2010, o Dorcas passou a ser administrado e mantido pela Associação Evangélica Cristo Redentor (AECRI), entidade privada sem fins lucrativos. Também deixou de ser assistencialista, assumindo um caráter pedagógico. A Comunidade Luterana do Redentor se mantém até hoje como apoiadora.

Alicerçada na fé cristã, sua missão é atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e auxiliá-las em suas necessidades básicas para que ganhem qualidade de vida, esperança e dignidade. Ao oferecer atividades pedagógicas, artísticas, culturais e esportivas, de forma continuada e planejada, busca promover o desenvolvimento integral – físico, psicológico e espiritual – dos jovens. A intenção é ressignificar as adversidades e desenvolver as potencialidades e o protagonismo na vida dos educandos.

Para isso, o Dorcas conta com um corpo técnico qualificado, composto por profissionais da área de serviço social, música, esportes e artes, além de um grupo de voluntários e parceiros.

Nossos selos e certificações

Instituição certificada pelo Instituto Legado • Prêmio Ação Solidária Paraná – Área Educação 1º Lugar • Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor – Instituto GRPCOM • Título de Utilidade Pública Municipal e Estadual, que traz como benefícios o reconhecimento da idoneidade da instituição como prestadora de serviços à sociedade e sem fins lucrativos • Cadastrada no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, vinculado diretamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) • Cadastrada no Conselho Municipal de Ação Social (CMAS) de Almirante Tamandaré, o que constitui uma das diretrizes da política de atendimento previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) • Cadastrada no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) • Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, certificada com o Selo SESI ODS 2018.

AJUDE O DORCAS

BANCO ITAÚ

AECRI – Associação Evangélica Cristo Redentor

AG 3721

Conta 90.000-3

CNPJ 07.983.650/0001-43

Sobre o Dorcas: O Dorcas é administrado pela Associação Evangélica Cristo Redentor (AECRI) e tem como principal apoiadora a Comunidade Luterana do Redentor, de Curitiba. Conta também com doações de pessoas físicas e jurídicas e de instituições parceiras. O Projeto Dorcas é reconhecido pelo poder público e pela população local como uma entidade séria e comprometida com o bem estar da comunidade onde está inserida, o bairro Bonfim, em Almirante Tamandaré, buscando aplicar com a máxima eficiência e responsabilidade os recursos adquiridos através de doações.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here