Doenças como a depressão tem ligação estreita com a saúde ortopédica

0
178
Dr Marco Aurélio S. Neves

Ao longo do Janeiro Branco, promove-se a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional; médico ortopedista explica relação entre doenças como depressão e ansiedade e a saúde ortopédica

Está chegando ao fim a campanha de 2024 do Janeiro Branco, feita anualmente para conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Neste mês, procura-se alertar sobre a prevenção e tratamento de doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, esquizofrenia e transtorno bipolar.

Segundo o Dr. Marco Aurélio Silvério Neves,ortopedista e traumatologista, especializado em cirurgia de quadril e joelho, a inclusão de exercícios físicos entre as dicas de cuidado da saúde mental indica a relevância da relação entre a saúde física com possíveis transtornos emocionais e mentais. 

“As condições físicas e a saúde mental estão interligadas de diversas maneiras”, explica Dr. Neves. “Muitas doenças ortopédicas estão associadas à dor crônica e desconforto persistente, por exemplo, o que pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais como depressão e ansiedade”, conta o especialista.

As alterações na qualidade de vida e o impacto nas relações sociais também são características das doenças ortopédicas que podem levar ao desenvolvimento de sintomas depressivos, de acordo com o médico.

Com efeito, de acordo com o periódico Jama (Jornal da Associação Médica dos EUA), a saúde mental é indissociável da saúde física: o estudo apontou que transtornos como depressão ou problemas psiquiátricos estão cada vez mais relacionados a uma piora de todo o organismo.

O Dr. Marco Aurélio reforça essa questão, pontuando que a “relação entre doenças ortopédicas e transtornos mentais não é puramente unidirecional”, sendo que os transtornos de saúde mental também podem impactar na percepção da dor e recuperação física.

“O tratamento holístico é essencial para promover a recuperação completa e melhorar a qualidade de vida do paciente. Isso pode incluir intervenções como a fisioterapia, a terapia cognitivo-comportamental, a gestão da dor e o apoio psicossocial. A abordagem multidisciplinar é fundamental para atender às complexidades dessas condições”, destaca o médico.

“O foco da campanha Janeiro Branco é a saúde mental no geral, mas existem vários assuntos específicos dentro desse universo que podemos abordar, como inteligência emocional, felicidade e propósito no trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e sinais de alerta físicos da saúde mental que não podem ser esquecidos”, ressalta o especialista.

Sobre Dr. Marco Aurélio S. Neves

Dr Marco Aurélio S. Neves, ortopedista e traumatologista, especializado em próteses de quadril e joelho.

Pioneiro no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.  Conta com especialização em Ortopedia e Traumatologia (2001) e em Cirurgia do Quadril e do Joelho (2002 e 2003), pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP).

O grande diferencial do médico são as bases tecnológicas aplicadas na prótese de joelho, o uso de guias customizadas feitas sob medida para cada paciente, por meio de impressão 3D, aumenta a precisão da cirurgia, otimizando os resultados. E na cirurgia de prótese de quadril, pioneiro na utilização da via anterior é a única que possibilita o método verdadeiramente não invasivo (AMIS), preservando músculos e tendões.

A realidade aumentada e a robótica para diminuir a agressão da cirurgia e permitir uma recuperação mais rápida também já são uma realidade. Um dos pioneiros no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.

Especializações em centros de referência em cirurgia ortopédica do mundo, entre eles: Presbyterian Hospital Plano (Texas, Estados Unidos, 2004), Hospital Jan Palfij (Gent, Bélgica, 2006), Clinic Dr. Decker (Munique, Alemanha, 2006), The Steadman Clinic (Vail, Estados Unidos, 2009), South West London Orthopaedic Center (Inglaterra, 2013), Le Centre Médico Chirurgical Paris V (Paris, França, 2015).

Para mais informações: www.drmarcoaurelio.com.br

Instagram: @drmarcoaurelio.ortopedia

Linkedin: marco-aurelio-silverio-neves

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here