A Atuação do Técnico em Administração: Organização, Eficiência e Suporte Estratégico

0
84

Profissionais técnicos em Administração são reconhecidos por sua capacidade de organizar e facilitar processos com eficiência operacional e estratégica nas empresas

O Técnico em Administração tem atribuições de destaque e importância significativa em diferentes contextos nas empresas. Atua no suporte à gestão e nas rotinas administrativas, no atendimento ao cliente, na gestão de Recursos Humanos e no apoio logístico para o desenvolvimento de projetos internos da empresa, bem como na organização e realização de eventos e outras atividades.

A relevância deste profissional técnico reside na sua capacidade de garantir a eficiência operacional e a fluidez dos processos dentro de uma organização. O técnico em Administração desempenha um papel crucial na execução das atividades administrativas do dia a dia, permitindo que os gestores e administradores se concentrem em questões estratégicas e de maior complexidade. Sua presença ajuda a promover um ambiente de trabalho organizado e eficiente, contribuindo para o sucesso global da empresa.

O presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Adm. Marcello Padula, avalia que o ensino profissionalizante é o ponto de partida fundamental para compreender a profissão e adquirir os conhecimentos técnicos específicos necessários para o mercado de trabalho. Ele destaca sua importância para os alunos do Ensino Médio, pois pode ser um divisor de águas em suas vidas, permitindo-lhes iniciar cedo o desenvolvimento e a capacitação para ocupações específicas, ampliando, assim, suas oportunidades de emprego. “Durante esse processo, os estudantes cultivam habilidades práticas e éticas essenciais”, diz Padula. O presidente enfatiza que, diante dessa nova realidade, “o CRA-PR está comprometido em apoiar o ensino técnico em Administração. A demanda por qualificação é alta e a finalidade do Conselho é valorizar os registrados, fiscalizando e auxiliando o mercado de trabalho a identificar profissionais qualificados e responsáveis para assumir essas vagas”.

O diretor de Formação Profissional do CRA-PR, Adm. Fabrício Palermo Pupo, compreende que as competências e habilidades desenvolvidas no curso técnico em Administração promovem uma visão organizacional que inclui planejamento estratégico, gestão financeira, marketing, gestão de recursos humanos e logística, dentre outras habilidades, como as relacionadas à comunicação e à liderança. Para ele, a contribuição desse profissional é significativa no bom desenvolvimento dos processos organizacionais e há diferenciais significativos, tanto na prática quanto na formação. “Sua atuação direta é na eficiência dos processos organizacionais, devido à sua capacidade de articular, implementar e gerenciar. A diferença em relação a outros cursos na área é o foco prático, a fundamentação teórica aplicada e as habilidades desenvolvidas para atuar em um ambiente organizacional”, destaca Pupo.

O Adm. Luiz Pinheiro, coordenador da BSUP (Business School da Universidade Positivo), é doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e define o profissional Técnico em Administração como um organizador. “Ele vai arrumar a casa. A gente fala que administradores e administradoras de nível técnico, são muito rigorosos com relação à organização, planejamento, direção e controle. Com certeza, se você tiver um técnico em administração na sua empresa, ele vai ser aquela pessoa que te cobra: você já mandou o orçamento? Você já fechou o faturamento? Você já fez aquela peça de arte para publicar nas redes? Ou seja, porque são pessoas muito organizadas”.

Desde 2017, com a edição da Resolução Normativa nº 511 do CFA (Conselho Federal de Administração), os Conselhos Regionais de Administração (CRAs) passaram a ser as entidades orientadoras, disciplinadoras, consultivas e fiscalizadoras do exercício da profissão do Técnico em Administração. Além disso, essa Resolução Normativa define as principais áreas de atuação e responsabilidades desse profissional.

O ensino técnico em administração também é oferecido pelo ensino público do Paraná, totalizando 779 cursos disponíveis, além dos cursos oferecidos pelo Sistema FIEP e SENAI e empresas privadas.

Escola Aluno Digital
https://aluno.escoladigital.pr.gov.br/if_formacao_tecnica_profissional

Serviço Nacional de Aprendizagem
https://www.senaipr.org.br/cursos/tecnicos/?cidade=&area=&modalidade=

curso Técnico em Administração
https://www.sistemafiep.org.br/cursos-tecnicos/cursos/curso-tecnico-em-administracao-18-33358-469791.shtml

Grau Técnico
https://www.grautecnico.com.br/

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here