Rede privada brasileira é destaque no Pisa 2022

0
82

O levantamento mais recente mostra que a educação particular brasileira ficou em 11º lugar em leitura, na 30ª colocação em matemática e na 22º posição em ciências

No início de dezembro, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) lançou seu levantamento mais recente (2018 a 2022). Em relação à última pesquisa, o Brasil apresentou um desempenho estável em matemática, leitura e ciências, e a rede privada de ensino ganhou uma posição significativa no ranking.

O estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que o Brasil ficou em 53º lugar em leitura, enquanto a rede privada brasileira ficou em 11º. Em matemática, a rede privada ficou em 30ª colocação e a escola pública em 65ª. Em ciências, o Brasil ficou em 62º lugar no ranking do Pisa, enquanto a escola particular brasileira ficou em 22º.

“Isso acontece, principalmente, porque a comunidade acadêmica, que inclui tanto a família quanto a escola privada, busca construir um ambiente melhor de aprendizagem para crianças e adolescentes. Então, quando procuramos um mecanismo que foca em gestão, na formação de professores, na implementação de tecnologias, entre outras coisas que aprimoram o ambiente escolar, nós alcançamos esses resultados,” conta Ademar Batista Pereira, ex-presidente do Sinepe/PR e, atualmente, delegado representante do sindicato e membro do Conselho Fiscal na Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep).

Em 2022, o Brasil alcançou 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. Em comparação realizada pelo Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR), que simula os resultados da rede privada como se fosse um país isolado, a pontuação foi de 471 em matemática, 500 em leitura e 493 em ciências.

“Decidimos fazer uma comparação dessa forma, porque no Brasil a rede privada é grande o bastante para nos permitir trazer essa abordagem. Se compararmos em números de estudantes mais as famílias, chega a 46 milhões. Esse é o tamanho da Espanha, que tem hoje 47 milhões de habitantes. Ou seja, essa pontuação acaba tendo significado,” relata Batista Pereira. Na avaliação, a Espanha alcançou o desempenho de 473 pontos em matemática, 474 em leitura e 485 em ciências.

A cada três anos, a OCDE aplica a avaliação em 81 países para medir a performance de estudantes de 15 anos e, com a divulgação dos resultados do Pisa 2022, é importante entender como esses dados podem influenciar as estratégias de desenvolvimento educacional no Brasil e na rede privada nos próximos anos.

“Não estamos ótimos. Nós temos muito o que melhorar e devemos sempre buscar a renovação. É preciso investir recursos na formação de nossos professores para que, a cada dia, eles possam aprimorar seus conhecimentos. Além disso, podemos investir em projetos, tecnologias, desenvolver habilidades científicas, entre outras abordagens pedagógicas,” explica.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here