Escola Atuação promove ação anual pela sustentabilidade

0
97

Reciclagem e compostagem são o foco do projeto de conscientização para os estudantes

Para levar a responsabilidade ambiental e a importância da reciclagem para dentro do ambiente escolar, a Escola Atuação realiza, desde o início do ano letivo, o projeto de arrecadação de produtos recicláveis e de compostagem com as turmas das duas unidades, do Boqueirão e de Santa Quitéria.

Ao todo, as turmas conseguiram arrecadar, 4.388 kg de papel, 7.560 pratinhos de isopor, 8.176 garrafas de vidros, 19.545 latas de alumínio e 55.640 de garrafa PET. Os recolhimentos, realizados a cada 15 dias, foram finalizados em novembro para o fechamento e análise dos resultados do projeto.

A diretora e pedagoga da Escola Atuação, Esther Cristina Pereira, conta que o ambiente escolar é muito propício para a realização da coleta seletiva: “aqui, nós podemos destinar os resíduos de forma adequada. Por exemplo, o isopor deve ser levado à única empresa que aceita o material na cidade, o Ecocidadão”. A pedagoga enfatiza, ainda, a importância da ação para ensinar aos estudantes a responsabilidade ambiental e a importância da reciclagem para construir um mundo melhor.

Além da reciclagem, a iniciativa abrange também a conscientização e o estímulo à redução do desperdício de alimentos na escola. Durante o ano, a produção e o consumo no refeitório geraram 21 toneladas de restos de comidas e 49 toneladas de cascas de frutas e verduras. Com o projeto, as 70 toneladas se transformaram em alimento para os animais da Estação Ecológica e, futuramente, se tornarão adubo.

“As crianças se empenharam e queriam fazer o máximo que podiam. Essas ações para arrecadar o lixo reciclável e para combater o desperdício são importantes para promover a consciência da destinação correta, de aplicar isso em casa, de transformar o conceito em ideias criativas para trabalhar a sustentabilidade e a compostagem”, conta a professora Tathiane Gubert, que coordena o projeto.

As turmas que mais arrecadaram garrafas PET, vidros e isopor ganharam um café da manhã. Já os estudantes do quarto ano, realizaram um desfile de roupas feitas a partir do material reciclado, enquanto os vencedores da arrecadação das latas de alumínio puderam saborear uma pizza com uma pessoa da família na escola.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here