Do tapete às cortinas: veja como cuidar das peçasde casa em época de festas de Fim de Ano

0
97
Cuidados básicos com os acessórios domésticos aumentam a vida útil dos itens e garante manutenção da cor. Além do tratamento de higienização, ao guardar, é preciso atenção para evitar surpresas. Crédito: Unplash

Garanta maior durabilidade dos itens com dicas simples de manutenção que podem dobrar a vida útil dos acessórios

Faltando menos de um mês para o Natal, todo mundo já começa a se preparar para as festas de final de ano, seja trocando itens como tapetes e cortinas, ou incluindo elementos decorativos em casa, como toalhas de mesa, guardanapos e outras peças temáticas. Nem sempre é necessário comprar produtos novos, pois muitas peças podem ser reutilizadas de um ano para o outro. Geralmente, muitas pessoas guardam e reutilizam os itens, só complementando a decoração.

No entanto, para mantê-los em condições de reutilização alguns cuidados são necessários, tanto no tratamento como no armazenamento. Isso porque cada peça tem tecidos e características diferentes, que exigem uma higienização específica para aumentar o tempo de vida útil. Existem produtos específicos que não são encontrados no mercado e que fazem toda a diferença no resultado final, por exemplo.
Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura, chama a atenção para o cuidado antes de guardar qualquer peça que será reutilizada em outros momentos. “Neste período do ano recebemos muitas peças para serem lavadas, que foram guardadas do ano passado, mas que não foram devidamente higienizadas. Isso é muito complexo porque as manchas amarelas são as mais difíceis de tirar e não temos como garantir a remoção delas. Vai depender do tempo, da oxidação, do tipo de tecido, então tem muita questão química envolvida para a gente remover essas manchas. Sempre orientamos que todos os itens, tanto os que vestem a casa, como os itens de roupas, sejam lavados para evitar surpresas quando retirados para uso”, alerta.

Toalhas de mesa e guardanapos
No Natal as cores mais utilizadas são o vermelho, verde e dourado. São cores vivas e de fácil desbotamento. É preciso ter o cuidado de lavar peças dessas cores com água fria ou, se possível, lavar a seco, com sabão neutro para manter essa cor mais viva e aumentar a durabilidade das peças. “Peças bordadas a mão podem quebrar ou descascar. Nesse caso, o indicado é a lavagem no wet cleaning, que é uma lavagem super delicada para peças especiais”, orienta Birgit.

Tão importante quanto o processo de limpeza é a passadoria. Nem sempre é possível deixar essas peças totalmente lisas em casa, principalmente quando se trata de bordados, sendo necessário o uso de produtos que auxiliem na finalização desse processo.

Cortinas e tapetes

Por se tratar de peças grandes, os tapetes e as cortinas geralmente requerem uma higienização que demora um período maior. Porém, são peças que acumulam muitos ácaros e fungos, o que pode ser muito prejudicial para a saúde. O ideal é que a limpeza seja realizada a cada 6 meses, pelo menos.

Os tapetes são peças muito especiais e não podem ser lavados em casa, sendo necessária a higienização especializada em uma lavanderia. Isso devido aos produtos específicos utilizados no processo, sobretudo no casos dos tapetes persas, que são produzidos com tingimentos naturais. O tratamento correto não permite a migração de cor e também atua para que ele não fique ondulado. Para isso, a secagem é realizada em estufa, sob uma temperatura correta para que o tapete não perca sua forma original.

Em casas com pets é importante que a higienização de tapetes seja feita com menor intervalo de tempo devido aos pêlos que ficam na peça e outras sujeiras que podem prejudicar não somente os moradores, mas os próprios animais.

No caso das cortinas, um fator que exige cuidado é a possibilidade de encolhimento que pode ocorrer até a sétima lavagem. Na maioria dos casos as cortinas são lavadas a seco, principalmente aquelas feitas com tecidos mais especiais, como a seda, o veludo e o linho.

Cuidados ao guardar

Todos os itens precisam ser lavados antes de serem guardados, mesmo que não tenham manchas aparentes. Odores e sujeiras não visíveis prejudicam os tecidos e causam manchas que podem não ser retiradas posteriormente.
Após a devida higienização, o armazenamento também auxilia na manutenção e durabilidade das peças. O ideal é que, sempre antes de guardar, as peças sejam embrulhadas em papel de seda azul para afastar qualquer tipo de ação de tempo. Seguindo esse pequeno manual de manutenção a probabilidade de suas peças de decoração, sejam elas novas ou usadas, durarem mais, aumenta bastante. Vale a pena tentar.

Serviço
Lavoutique Lavanderia & Costura
Endereço Ecoville:
Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h
Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050
Horário de atendimento: Seg a Sáb, das 9h às 20h
Telefone: (41) 3285-8500/ (41) 3026-0600
Site: www.lavoutique.com

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here