Registro de patrimônio imaterial pela criação de indumentárias é tema de oficina cultural

0
226
Foto: Eduardo Giacomini - Crédito: Elenize Dezgeniski.

Encontro ainda aborda processo de criação de figurinos como linguagem

Ampliar as possibilidades de criação ao compartilhar conhecimento e experiências é o propósito da oficina “O processo criativo de Alegorias da Alteridade”, ministrada pelo figurinista Eduardo Giacomini, na Caixa Cultural.

Reflexões sobre memória e a valorização da cultura popular serão divididas com os participantes, que vão conhecer também as formas como o artista atua na criação de figurinos, com destaque ao processo criativo das indumentárias no seu recente trabalho, o volume dois da obra Alegorias da Alteridade.

De acordo com Giacomini, a oficina será uma experiência de troca sobre criação, conceitos e de como olhar as vestimentas além da ideia de que são, apenas, peças de roupa:

“Acredito que quando compartilhamos conhecimento e experiências, abrimos outras possibilidades de criação. Esse é o pensamento com o qual venho atuando nos últimos anos. O encontro será prático e teórico, com a apresentação de livros, pesquisas, modos de confecção e outros materiais que abordam a construção dos figurinos como linguagem”, explica.

A criação compartilhada acompanhou todas as ações do projeto que, além do livro, contou com desfile de indumentárias, palestra e, agora, a oficina: 

“A proposta é muito interessante justamente porque há muitas pessoas envolvidas com o objetivo de divulgar a cultura popular, de construir arte a partir de experiências conjuntas. Registrar a memória pela materialidade das vestes e contribuir para a preservação do patrimônio imaterial, foram questões imprescindíveis que me acompanharam desde o início do processo, quando tudo era apenas um projeto. Fico emocionado em vê-lo tornar-se realidade e, mais ainda, em perceber a forma com que está sendo sensivelmente recebido pelo público”, conclui. 

Oficina sobre processo criativo com Eduardo Giacomini
Data: 26 a 28/07/2023
Horário: 14h às 18h
Local: Sala de oficinas da Caixa Cultural – vagas limitadas.
R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro, Curitiba.

*Inscrições com envio de mini bio e declaração de interesse para o e-mail oficinasobragem@juliofrz

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here