Projeto Tetear celebra 10 anos transformando sonhos em profissão e inspirando novas gerações

0
246

Mais de 4,5 mil alunos de escolas públicas de Campo Largo (PR) e Piracicaba (SP) já foram beneficiados pelo programa, que une linguagens artísticas aos avanços do mundo digital e tem mudado vidas.

O projeto Tetear completa uma década de histórias que mostram como a arte pode transformar realidades. Ao longo dos seus 10 anos, o programa oferece oficinas artístico-culturais gratuitamente e atendeu mais de 4,5 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, em escolas públicas de Campo Largo (PR) e Piracicaba (SP). E muitos dos talentos revelados hoje seguem carreira profissional na arte.

“O objetivo do Tetear sempre foi oferecer às crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciar experiências artísticas e tecnológicas. Queremos permitir o contato, despertar a curiosidade e abrir portas para novos conhecimentos. Por isso, ver um aluno descobrir uma paixão e conseguir transformá‑la em profissão é uma das maiores recompensas que o projeto pode oferecer. É gratificante acompanhar de perto esse processo de descoberta e realização.”, afirma Rafael Galvão, coordenador geral do projeto.

Com foco em estimular pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade, o Tetear oferece oficinas de Artes Plásticas, Dança, Musicalização, Teatro/Teatro de Bonecos, Circo e CIT (Criatividade, Inovação e Tecnologia). As aulas, realizadas semanalmente durante o ano letivo, unem a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) ao Movimento Maker, criando experiências que inspiram e conectam os jovens aos desafios do século XXI.

“O Tetear inspira e possibilita o acesso a perspectivas culturais que não são vividas cotidianamente, na escola. Mais do que ensinar determinada técnica, apresentamos aos estudantes a possibilidade de viver, criar, se expressar e narrar a própria história de maneira diferente”, destaca Thiago Domingues, coordenador pedagógico do projeto em Campo Largo.

Sérgio Ferreira, coordenador do projeto em Piracicaba, reforça o papel transformador da iniciativa: “Aqui vemos crianças que chegam tímidas e, com o tempo, se tornam protagonistas de suas próprias histórias. Em muitos casos, descobrem vocações e carreiras que jamais haviam imaginado. É uma alegria ver Piracicaba como parte dessa construção.”

Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e com o patrocínio principal da Caterpillar, o Tetear se consolida como um projeto que acredita no potencial da arte e da tecnologia como ferramentas de educação e cidadania. Dez anos depois, a história do Tetear mostra que quando crianças têm acesso à cultura, os sonhos podem virar profissão e o futuro pode ser escrito em cores.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here