Ousada e atrevida, peça teatral “Gilda, a candidata das mulheres ” reflete sobre o estereótipo instagramável do universo feminino

0
370

Monólogo da atriz Aline Valencio no Centro Cultural Teatro Guaíra utiliza o humor para pensar a mulher contemporânea

Atrevido, ousado e reflexivo! É com essas características que o espetáculo “Gilda, a candidata das mulheres” entra em temporada entre 8 de 25 de junho no Miniauditório do Teatro Guaíra. A peça promete conquistar o público com a dramaturgia que percorre limites tênues entre o humor, o deboche e a linguagem escrachada.

O monólogo, interpretado pela atriz Aline Valencio, sob direção de Joel Leitte, expõe a trajetória de Gilda, uma candidata à vereadora pelo partido PMSH – Partido da Mulher Sem Homem. Em plena campanha política, a personagem vai a campo, desconstruindo, de forma cômica e bem-humorada, o status quo social de que uma mulher fora do padrão instagramável é apontada como incompetente e invisível.

Para a atriz, a comédia é uma escolha assertiva para propor reflexão sobre os tabus acerca das mulheres, principalmente por utilizar metáforas inteligentes para despertar o riso nervoso do público ao identificar-se com a ridicularidade das imposições sociais:

“A comédia, historicamente, tem o papel de estampar a inabilidade humana, a irracionalidade, a imperfeição e, assim, tornar-se um espelho da sociedade. Ao abordar questões importantes da contemporaneidade, metaforicamente gera reflexões que desnudam totalmente a verdade humana”, explica.

Por unir diferentes formas de humor, a dramaturgia causa riso, porém não um riso fácil, de comédia superficial. Gilda exalta, com louvor e dignidade, a soberania sobre o corpo e suas vontades enquanto ganha cada vez mais adeptas durante o período eleitoral. Porém, ao mesmo tempo em que é dona dos seus ideais, se expõe às vulnerabilidades do universo feminino.

Segundo Aline Valencio, a linguagem da encenação é uma cutucada na sociedade patriarcal; uma quebra total de padrões, inclusive artísticos. A proposta debochada e escrachada aliada à estética do universo brega-chique, confronta os estereótipos sociais de forma impactante, ao mesmo tempo que a comicidade suaviza o peso das problemáticas emergentes e urgentes da sociedade em relação às mulheres.

“A proposta cênica de “Gilda, a candidata das mulheres” exige sensibilidade e percepção perspicaz do espectador para identificar a crítica do universo kitsch. É preciso enxergar as metáforas que perpassam as pitadas espirituosas para refletir com o entretenimento. Quem assistir, não vai se arrepender, pois a diversão é garantida”, conclui.

Serviço e ficha técnica:

Peça: Gilda

Data: De 8 a 25 de junho.

Quinta a sábado às 20h e domingos às 19h

Local: Centro Cultural Teatro Guaíra (Miniauditório) – Auditório Glauco Flores de Sá Brito.

Ingressos: R$ 40,00. Meia: 20,00.

Texto: Aline Valencio.

Direção: Joel Leitte.

Elenco: Aline Valencio

Iluminação: Wilson Pinheiro.

Cenário: Penumbra Lab

Sonoplastia: Clauder Kael e Luga Maluf

Figurinos e maquiagem: Aline Valencio

Produção: Aline Valencio

Realização: Avoar Produções Artísticas;

Patrocínio: Rosata Transportes.

Parceiros: Gegê Arte Livre Pedras Naturais e Coletivo das Culturas.

Ingressos: Ticket Fácil

Assessoria de Imprensa: Ana Reimann

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here