Acústica interfere na performance do artista e na experiência do espectador

0
399

Cantor de ópera conta que a acústica ideal é aquela que exige menos vocalmente e amplifica de forma natural o som do músico

Você já parou para pensar como a acústica é responsável pela qualidade de um espetáculo artístico? Muito disso vem do isolamento acústico do local, que interfere diretamente na performance do artista. Quer ver? Experimente cantar em ambientes diferentes.

É o que explica o cantor de óperas Norbert Steidl. Austríaco, Steidl reside no Brasil e atua no cenário internacional. “A acústica é fundamental para a clareza das músicas, e não só para quem assiste, mas também para quem se apresenta. Para o cantor, por exemplo, a acústica ideal é aquela que exige menos vocalmente e amplifica de forma natural e orgânica o som do músico. “É um fator principal na música”, completa.

O adequado é que o local de apresentação seja cuidadosamente construído e revestido contra ecos e reverberações excessivas. Tudo para que o efeito sonoro que é causado no ambiente seja o ideal, assim como aquele gerado em cada um dos instrumentos que compõem a apresentação.

É por isso que os materiais usados fazem a diferença. “O indicado são salas altas e com madeira, pois ela absorve e faz o som vibrar”, afirma. A madeira tem um alto índice de absorção de impacto, o que a torna uma das melhores opções para isolar um ambiente.

“Se a sala tiver poltronas de madeira, melhor ainda”, diz o cantor. Norbert completa a explicação lembrando que muitas vezes há um pedestal de madeira onde o profissional está posicionado. Ele é usado para aumentar a ressonância através do chão, especialmente quando se trata de acústicas como em igrejas ou salas sem palco. “Inclusive, o próprio palco de um teatro ou sala de concerto geralmente é de madeira e oco, como a caixa de ressonância de um contrabaixo ou piano”, exemplifica.

É possível, ainda, atingir parâmetros de excelência acústica fazendo uso da tecnologia. Steidl destaca que a Filarmônica de Hamburgo, na Alemanha, é detentora de uma das melhores acústicas mundiais. A sala é composta de 10 mil painéis acústicos individuais que alinham as paredes, tetos e varandas. Cada um dos painéis consiste em um milhão de “células” de dimensões variadas e que foram criadas para melhorar ainda mais o som dentro do espaço.

Combinar outros elementos amplia as chances de obter a excelência acústica. Tapetes completam a lista de materiais capazes de trazer o conforto na fruição do espetáculo. “O tapete absorve o som e, por isso, quando tem muita reverberação é recomendado colocar tapetes, por exemplo, embaixo dos próprios instrumentos, principalmente do piano”, finaliza o barítono.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here