Balé adulto requer roupas adequadas

0
40

Tendência de exercício físico artístico passa por vestimentas mais duráveis, confortáveis e bonitas

Que praticar exercício físico é uma necessidade para qualquer faixa etária é um consenso. O que cada vez mais pessoas buscam é inserir esse condicionamento na rotina de forma prazerosa e criativa. Para alguns, a descoberta ou redescoberta do balé clássico tem dado esse estímulo e permitido treinar equilíbrio, alongamento, isometria, força e muito mais. Em janeiro e fevereiro, muitas escolas oferecem até minicursos de verão, que permitem o primeiro contato com a prática ou manter o condicionamento.

“Além de uma prática corporal, o balé trabalha a expressão artística e sensibilidade. O próprio contato com a música clássica é relacionado em diversos estudos a benefícios para o cérebro, inserindo a harmonia que afeta também a saúde mental”, pontua a professora de dança e mestre em Artes Mariah Spagnolo.

Uma barreira para os iniciantes, por incrível que pareça, são as roupas utilizadas para as aulas. Pensando nesse público que, muitas vezes, chega ao mundo das sapatilhas de forma tímida, Mariah se uniu a uma de suas alunas, Juliana Quege, para oferecer roupas mais adequadas: que não apertam, servem em diferentes tipos de corpo, com elasticidade bilateral e maior qualidade e durabilidade. A Pointè Brasil surgiu, em 2022, para atender essa demanda e criar modelos inexistentes no mercado.

“Meus alunos precisam se sentir confortáveis e livres para trabalhar a movimentação durante as aulas de dança. A gente trabalha muito o alongamento, e quanto mais confortável você estiver, menor será o foco na roupa que te envolve e, consequentemente, menos isso vai chamar a sua atenção, o que ajuda a manter a concentração na execução do exercício”, explica Mariah.

“Hoje eu percebo que, quando a roupa me incomodava ou até machucava alguma parte do corpo, eu ficava dividida entre fazer o exercício ou resolver aquele problema”, relembra Juliana. “O desconforto faz o aluno se sentir inseguro, e por isso é muito importante que as roupas pra prática do balé sejam confortáveis e adequadas”, esclarece Mariah.

Determinadas a acabar com o elástico que esmaga a barriga, o collant que expõe as nádegas a qualquer movimento e meias calças que não resistem a uma única aula sem puxar fio ou rasgar, Juliana e Mariah se uniram a um time de costureiras experientes e criaram, em 2022, sua primeira coleção de roupas adequadas para aulas de balé adulto. Na sequência, vieram muitas outras inovações, por meio de tecidos tecnológicos e melhorias de formato, e elas também trouxeram linhas de peças para o público infantil.

A beleza da roupa também contribui para a autoestima, pois a imagem corporal do aluno é refletida nos grandes espelhos da sala de aula. “A pessoa está sempre conferindo sua postura e atualizando a percepção de si, e tudo isso agrega confiança. É possível para cada um ser sua melhor versão durante as aulas”, promete a professora.

Um exemplo de melhoria trazida para as salas de aula pela dupla é a a meia-calça “I Need You Baby”, desenvolvida pela Pointè Brasil e que obteve registro de patente. A inovação proposta para a meia-calça conversível de suplex foi um cós feito em tule com elastano, que possui toque macio e proporciona uma compressão adequada que não machuca. Disponível nas cores salmão e preto, este produto já se tornou um dos mais vendidos da marca – assim como a sapatilha meia ponta e a legging em tule – e conquistou principalmente o coração das bailarinas adultas que sofriam com o elástico que esmagava e marcava a barriga.

Com a vestimenta e a atitude certas, o balé está ao alcance de todos que desejarem. “Eu recomendo muito a prática do balé, que, além do alongamento e força, traz socialização. Estar numa turma com outras pessoas do mesmo nível que você, aprendendo uma coisa nova que também estimula o cérebro, pode ser o melhor caminho para quem busca um exercício mas sente dificuldade em começar”, garante a profissional.
Saiba mais aqui.

Sobre a Pointè Brasil: Presente em mais de 50 pontos de revenda ao redor do Brasil, em lojas multimarcas e escolas de dança, a Pointè Brasil surgiu em 2022 para acrescentar conforto e beleza à prática do balé, com peças que duram mais. Para nós, é muito importante contribuir com a geração de emprego, renda e capacitação de mão de obra em Curitiba e região metropolitana. Por isso, contamos com uma linha de produção própria, e também trabalhamos com mulheres que tiveram sua economia formalizada pela Pointè. Entendemos que a sustentabilidade é a chave do nosso trabalho, e por isso usamos matéria-prima de fornecedores próximos. Queremos que mulheres possam dançar balé de forma segura e confortável e expressar sua personalidade por meio da dança com o corpo que ela tem.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here