Durante o projeto foram arrecadadas 13.788 latas de alumínio e 60.855 garrafas PET
Com o objetivo de promover a responsabilidade ambiental e conscientizar sobre a importância da reciclagem, a Escola Atuação desenvolve, anualmente, um projeto de coleta de materiais recicláveis. Desde o início do ano letivo, estudantes das duas unidades, localizadas nos bairros Boqueirão e Santa Quitéria, participaram das ações e campanhas promovidas pela escola, reforçando a mensagem de preservação ambiental.
Durante o projeto, as turmas arrecadaram 5.460 kg de papel, 5.171 bandejas de isopor, 7.705 garrafas de vidro, 13.788 latas de alumínio e 60.855 garrafas PET. Os recolhimentos, realizados a cada 15 dias, começaram em março e terminaram no início de novembro, para o fechamento e análise dos resultados do projeto.
Para a diretora da Escola Atuação, Carolina Pereira Frizon, o ambiente escolar é ideal para promover a coleta seletiva e o descarte correto de resíduos, contribuindo para o desenvolvimento de hábitos sustentáveis desde cedo. “Aqui, conseguimos destinar os resíduos de maneira correta. Por exemplo, o isopor é direcionado para a única empresa da cidade que aceita o material, o Ecocidadão, o que fortalece o ciclo de reaproveitamento”, explica.
Carolina também destaca o valor do projeto para a formação de uma consciência ambiental sólida entre os estudantes, incentivando-os a levar as práticas para a vida cotidiana. “As crianças se dedicaram e quiseram contribuir ao máximo, demonstrando grande interesse e responsabilidade. Essas iniciativas são fundamentais para ensiná-los como levar essa prática para suas casas e comunidades”, concluiu a diretora.
A Escola Atuação também incentiva a arrecadação dos materiais com uma competição saudável entre as turmas. Os que mais reuniram papel ganharão um buffet de sorvete. Já os estudantes que mais arrecadaram garrafas PET, vidros e isopor poderão desfrutar de um café colonial. Os vencedores da arrecadação de latas de alumínio irão saborear uma pizza com um familiar na escola.