Holding familiar, uma estratégia para proteger as próximas gerações

0
164

Quais as vantagens e desvantagens do holding familiar

Na era moderna, onde a preservação e a transmissão do patrimônio familiar se tornam desafios complexos. Com a missão de administrar, preservar e perpetuar o legado familiar, o holding familiar é uma estrutura empresarial oferece uma série de benefícios que vão desde a economia tributária até a simplificação do processo sucessório.

“Ele também oferece benefícios tributários, resultando em economia fiscal em atividades econômicas como compra e venda de imóveis e locação de propriedades próprias. Tendo como vantagem a economia de custos e tributos sucessórios, evitando a dilapidação do patrimônio familiar e preservando-o para as próximas gerações. A holding familiar também simplifica a transmissão do patrimônio, reduzindo ou eliminando a necessidade de processo de inventário e evitando conflitos entre os herdeiros”, diz o advogado familiarista especialista em sucessões Henrique Hollanda.

Além disso, ela oferece maior proteção patrimonial, afastando os riscos das atividades empresariais da família. O planejamento sucessório também se torna mais eficiente, permitindo que o proprietário do patrimônio defina antecipadamente como seus bens serão distribuídos e os papéis dos beneficiários na administração do patrimônio familiar.

“No entanto, é importante considerar as desvantagens, como a necessidade de profissionalização na administração da holding, que pode ser vista como uma burocracia adicional. Pensando na constituição e manutenção da holding ela envolve custos financeiros, burocráticos e fiscais significativos. A estrutura jurídica e as regulamentações tributárias também podem ser complexas, exigindo conhecimento especializado”, diz Henrique Hollanda.

A divisão do controle entre os membros da família e a definição dos papéis na administração da holding podem gerar conflitos e desafios de governança. Por fim, a holding deve ter atividade econômica efetiva e contar com acompanhamento contábil regular, demandando tempo e esforço contínuos.

Apesar dessas desvantagens, os benefícios da holding familiar geralmente superam os desafios, especialmente quando há um planejamento cuidadoso e uma execução diligente. Ao optar por uma holding familiar, as famílias garantem não apenas uma proteção para o presente, mas também um legado duradouro para as gerações futuras.

Serviço: Dr. Henrique Hollanda
Advogado especialista em Direito da Família e Sucessões
Hollanda e Sinhori Advogados Associados
Ajudo pessoas a protegerem seus bens através de planejamento sucessório e inventário.
@henriquehollandaadvogado
+55 41 98468-8650
contato@hollandaesinhori.adv.br
https://www.hollandaesinhori.adv.br/
Rua Ébano Pereira, 11, conjunto 1.802. Curitiba/PR.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here