Arte e autenticidade se unem para destacar a cultura afro-brasileira
Por Emanuelle Spack
No próximo sábado, a galeria A Travessa será palco de um evento imperdível para os amantes da arte autoral e da produção local. A Feira Arte Viva CWB promete encantar os visitantes com uma seleção cuidadosa de produtos únicos e genuínos, trazidos à vida pelas mãos talentosas de artesãos locais. A novidade fica por conta do stand da Nine Brinquedos Teatrais que traz para essa edição uma oficina de confecção de bonecos Abayomi (cultura afro-brasileira) e Barangandão.
Esta não é apenas uma feira comum. É um espaço dedicado à celebração da autenticidade, onde cada peça conta uma história e carrega consigo o suor e a paixão de seu criador. Desta vez as crianças podem participar também, pois “a Nine Brinquedos Teatrais convida as crianças para confeccionarem seu próprio brinquedo artesanalmente. Faremos um Barangandão arco-íris utilizando jornal, fita crepe, fitas coloridas e barbante. O mais gostoso é que além de colorido, o brinquedo voa!” conta o palhaço e contador de histórias Luiz Reikdal, um dos sócios da Nine Brinquedos Teatrais, que estará no evento a partir das 14 horas.
Para a outra sócia, a atriz bonequeira e arte-educadora Aline Busatto, levar para a feira uma oficina de confecção de bonecos Abayomi é uma oportunidade de ensinar na prática as diferentes culturas que existem. “As crianças irão criar seu próprio boneco utilizando apenas retalhos de tecido e farão nós para definir o corpo e a vestimenta dos personagens. Abayomi é uma palavra Yorubá e os participantes poderão conhecer um pouquinho da cultura afro-brasileira a partir deste brinquedo criado pela artesã Lena Martins”, explica Aline.
O evento traz 42 expositores para os visitantes explorarem uma variedade de criações únicas que refletem a diversidade e a criatividade dos artesãos de Curitiba que oferecem produtos coloniais, acessórios em pedrarias, mandalas, costura criativa em tecido e feltro, amigurumis, saboaria – home spray, artes em crochê, entre tantos outros. Para Luciane de Fátima Gelinski Feola, idealizadora do projeto e empreendedora visionária, a Feira Arte Viva CWB é mais do que um evento – é uma plataforma para dar voz e visibilidade aos talentos locais. “Nossa cidade é rica em criatividade e habilidades artesanais, mas muitos artistas independentes enfrentam desafios para encontrar um espaço onde possam mostrar seus trabalhos ao público. Com a Feira Arte Viva CWB, queremos proporcionar a esses artistas uma oportunidade de brilharem e conectarem suas criações com um público apaixonado”, finaliza Luciane.
A Feira Arte Viva CWB acontecerá no próximo sábado, dia 13 de abril, das 10h às 18h, na Galeria A Travessa, e promete ser um evento imperdível para todos que valorizam a originalidade e a arte feita à mão. Já as oficinas de brinquedos serão no período da tarde: das 14h:00 às 14h:30 – Barangandão arco-íris; e das 14h:30 às 15h:00 – Boneco Abayomi. São gratuitas e não precisa fazer inscrição, é só chegar no horário indicado para cada oficina.
Sobre a Feira Arte Viva CWB:
A Feira Arte Viva CWB é um evento dedicado à promoção da arte autoral e à produção local em Curitiba. Criada com o objetivo de dar visibilidade aos talentos da região e proporcionar uma experiência única aos visitantes, a feira é um espaço de celebração da autenticidade, onde os artesãos podem mostrar seus trabalhos e conectar-se diretamente com o público.
Serviço
🎉 Feira Arte Viva CWB
🏘️ Local: Galeria A Travessa
🧭 Endereço: Rua São Francisco, 232 e Rua Treze de Maio, 439 – Centro – Curitiba.
🎫 Entrada: Franca
📅 Data: 13 de abril – sábado
🕛 Horário: das 10h:00 às 18h:00
🐶 Pet friendly
🧸 Oficinas de brinquedos:
Barangandão arco-íris
🕛 Das 14h:00 às 14h:30
Boneco Abayomi
🕛 Das 14h:30 às 15h:00
🎫 Entrada: Gratuita.