Setor que fatura R$ 40 bilhões anuais se reúne na capital paranaense para discutir futuro do mercado com foco em produtos ecológicos e tecnologias que beneficiam a saúde do consumidor
Curitiba será a sede de um debate estratégico para a indústria brasileira de tintas. No próximo dia 25 de junho (terça-feira), o Hotel Quality, no bairro Batel, sediará o seminário “Como práticas sustentáveis podem impulsionar o crescimento do setor de tintas brasileiro”. O evento reunirá os principais líderes de fabricantes do Paraná para discutir a inovação, sustentabilidade e competitividade industrial — temas cruciais para a economia e o meio ambiente do estado.
O Paraná se destaca como um polo produtor fundamental para essa indústria, abrigando importantes fabricantes que são referência no cenário nacional, como Adex Tintas, Tintas Dacar, Alessi Tintas, Grupo ALV (tintas automotivas), Tintas Ciacollor, Tintas Inkor e Tintas Grafitess.
Entre os assuntos, será abordado como a indústria tem se moldado e de que forma tem investido no desenvolvimento de produtos menos agressivos à saúde e ao meio ambiente. Os destaques incluem o avanço das tintas sem cheiro, à base de água e com menor presença de compostos químicos, atendendo a uma demanda crescente de consumidores cada vez mais conscientes sobre saúde e bem-estar.
O seminário busca revelar como os novos investimentos em sustentabilidade estão moldando a indústria de tintas e de que forma essa transformação impacta diretamente o consumidor final.
O setor de tintas no Brasil movimenta cerca de R$40 bilhões/ano e produz quase 2 bilhões de litros de tintas/ano, que abastecem pilares da economia como a construção civil, o setor automotivo e a indústria geral. Em 2025, passou a ocupar a 4ª posição global na produção de tintas, ficando atrás apenas de China, EUA e Índia.
SERVIÇO:
- O quê: Como práticas sustentáveis podem impulsionar o crescimento do setor de tintas brasileiro.
- Quando: 25 de junho de 2025 das 9h às 17h30
- Onde: Hotel Quality – Bairro do Batel
- Público-alvo: Profissionais da indústria de tintas, construção civil, arquitetos, engenheiros, estudantes, pesquisadores e interessados em sustentabilidade.





















