Os direitos e as conquistas trabalhistas da mulher

0
71

A busca da igualdade nós últimos 50 anos

No cenário dos direitos trabalhistas, as últimas cinco décadas testemunharam significativas mudanças no status e reconhecimento dos direitos das mulheres no ambiente profissional. Essa evolução reflete não apenas uma alteração nas leis, mas em uma transformação gradual na percepção social e empresarial.

“Embora teoricamente as bases dos direitos trabalhistas se apliquem a todos os gêneros, sabemos que historicamente as mulheres enfrentaram diversos desafios. Avançando do passado, os legisladores têm buscado corrigir disparidades, promovendo igualdade de salários e condições, licenças maternidade e paternidade e proteção contra discriminação de gênero. No entanto, a discriminação persiste: “como a diferença salarial, entraves à ascensão profissional e a demissão após a licença maternidade.” Diz a advogada trabalhista Juliana Stacechen.

A aplicação dos direitos trabalhistas muitas vezes varia entre homens e mulheres, especialmente quando se trata de licenças parentais. Mulheres ainda são mais frequentemente associadas às responsabilidades familiares, podendo ser “desvantajoso” para as empresas contratarem, dada a dificuldade em equilibrar carreira e vida pessoal. Esse tipo de preconceito e ao mesmo tempo a conscientização da necessidade da disparidade social aplicada as mulheres tem sido cada vez mais reconhecido, alterando diversas políticas públicas.

“Sábias são as empresas que compõem suas equipes com profissionais de diversos perfis, como da mulher, que pode agregar com empatia, acolhimento e sensibilidade a detalhes que passam despercebidos pelo olhar masculino, a mulher tem a pujante força da criação, inerente no seu ser”, afirma Dra Juliana.

Sabe-se que nas últimas cinco décadas, as mulheres conquistaram importantes marcos nos direitos trabalhistas. No entanto, o caminho para a verdadeira equidade ainda está em construção, com desafios persistentes exigindo uma abordagem multifacetada.

Por fim, resta o compromisso de percorrer um longo caminho na efetivação dos direitos da mulher, o que reflete uma sociedade em transformação, destacando a importância de esforços contínuos na legislação, conscientização e mudança cultural.

Serviço: Juliana Stacechen
Advogada especialista em Direito Trabalhista
@julianastacechen
(41) 999048404
juliana.stacechen@gmail.com
https://www.julianastacechen.com/

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here