População jovem impulsiona o ‘boom’ imobiliário e econômico em Fazenda Rio Grande

0
147
Foto: Eliel de Ramos

Município lidera crescimento e juventude no estado do Paraná, enquanto a capital paranaense, Curitiba, se consagra como a Cidade Mais Inteligente do Mundo em 2023

Na efervescência do boom imobiliário da Região Metropolitana de Curitiba, Fazenda Rio Grande se destaca como um epicentro em ascensão, impulsionado não apenas por seu crescimento acelerado, mas também por uma população jovem, dinâmica e por fomentar parcerias estratégicas entre os setores público e privado.

Os dados do Censo 2022 revelam que Fazenda Rio Grande é o município mais jovem do Paraná, com apenas 8,6% de sua população composta por idosos. Além disso, o rápido desenvolvimento da cidade a posicionou como a segunda que mais cresceu no Brasil entre os municípios com menos de 100 mil habitantes em 2010, registrando um aumento impressionante de 82,3% em sua população. Esse fenômeno é particularmente evidente no setor imobiliário, com novos empreendimentos surgindo para atender à crescente demanda.

Gastão Gonchorovski, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande (PROFAZ), enfatiza a importância da parceria entre os setores público e privado como um trampolim vital para a inovação e o desenvolvimento sustentável. “A colaboração entre esses setores é crucial para criar oportunidades de trabalho e mão-de-obra nos setores de serviços, indústria e tecnologia”, destaca Gonchorovski.

FRG: ecossistema de inovação

Fazenda Rio Grande não é apenas um epicentro imobiliário: a cidade está em evolução, em que os alicerces da inovação e do empreendedorismo se entrelaçam para moldar um futuro promissor. Um exemplo notável é a formação de um ecossistema de inovação, indicando o compromisso da cidade com o avanço digital e o crescimento econômico. Empresas do setor, tem avaliado o município por seu potencial jovem, como possibilidade de expansão.

Enquanto isso, a vizinha Curitiba recebeu uma honra internacional ao ser eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023 em Barcelona, na Espanha, honraria concedida no World Smart City Awards. Este prestigiado prêmio reconhece as políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes de Curitiba voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental. “Esse reconhecimento conjunto de Curitiba como a Cidade Mais Inteligente do Mundo e de Fazenda Rio Grande como um epicentro de crescimento e inovação destacam a união poderosa entre uma cidade líder em inteligência urbana e outra em ascensão no panorama imobiliário, demográfico e econômico, criando uma sinergia única na Região Metropolitana de Curitiba. Este cenário promissor oferece oportunidades excepcionais para investimentos e crescimento contínuo, moldando um futuro dinâmico e sustentável para a região”, destaca o presidente do PROFAZ.

O World Smart City Awards, concedido pela Fira Barcelona, é considerado a principal premiação de cidades inteligentes do mundo. Esta foi a quinta vez que a capital paranaense ficou entre as seis cidades finalistas do prêmio. “Temos potencial para nos destacar como uma grande cidade inteligente, pois, existem muitas mentes jovens e com capacidade empreendedora. Quem sabe não chegamos lá também”, sentencia Gastão Gonchorovski. É trabalhar para isto.

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here