Plataformas educacionais da rede estadual reforçam preparação e contribuem para alto desempenho de estudantes no Enem e vestibulares

0
197
Imagens: Lucas Fermin/Seed-PR

O desempenho dos estudantes da rede estadual do Paraná em exames de larga escala tem ganhado destaque, e as aliadas nesse resultado são as plataformas Redação Paraná e Enem Paraná, ambientes digitais criados para fortalecer a produção textual e preparar os alunos para avaliações como o Enem e vestibulares.

Essas plataformas integram recursos pedagógicos e tecnológicos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) para apoiar o ensino da Língua Portuguesa e a preparação dos estudantes para avaliações externas.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, ressalta que essas iniciativas fazem parte da política de fortalecimento da aprendizagem na rede. “Essas plataformas ampliam oportunidades, porque levam tecnologia educacional de qualidade a todos os estudantes. São recursos que estimulam a prática, dão autonomia e contribuem diretamente para que nossos alunos cheguem mais preparados aos grandes exames.”

Um exemplo é a estudante Alana Becker, do Colégio Cívico-Militar Novo Horizonte, de Toledo, que alcançou 920 pontos na redação do Enem e ficou em 1º lugar em Biologia na UTFPR e garantiu também o 4º lugar na Unioeste, no mesmo curso.

Para Alana, com a prática constante na Redação Paraná foi possível ver como melhorar a escrita para alcançar seus objetivos. “Nós tínhamos um conjunto de cinco ou seis redações por trimestre na plataforma, não eram todas de forma dissertativa argumentativa, também tinham artigos de opinião e outras formas de redações. O nosso professor sempre dava devolutivas e analisava conteúdo por conteúdo, para que assim nós pudéssemos realmente crescer e melhorar.”

Além de apoiar os estudantes, essas plataformas também oferecem suporte direto aos docentes, com relatórios e indicadores que facilitam o acompanhamento individual e coletivo do desempenho das turmas, ampliando as possibilidades de intervenção pedagógica.

O professor de Língua Portuguesa, João Vitor Correia, que acompanhou a aluna, destaca que o projeto também fortalece o trabalho em sala de aula. “Os alunos que produziram com mais frequência, tiveram um desempenho melhor. Eu vejo que a plataforma pode auxiliar bastante os professores, pois é uma forma de entrar em contato com os alunos”, afirma.

O caso de Alana se soma a um número crescente de estudantes da rede estadual que vêm alcançando ótimas notas na redação do Enem, evidenciando que o investimento em recursos digitais e em práticas de escrita orientada tem refletido diretamente nos resultados acadêmicos e nas oportunidades de acesso ao ensino superior.

Para a especialista em Recursos Educacionais Digitais da Seed-PR Lorena Pantaleão, responsável pela coordenação de educação digital, os resultados positivos dos estudantes simbolizam um movimento maior, a importância de unir inovações tecnológicas e a educação. “Tecnologia e pedagogia juntas favorecem metodologias mais eficazes, feedbacks rápidos e maior autonomia dos estudantes na preparação para avaliações nacionais.”

IMPACTO POSITIVO – Um exemplo do desempenho dos estudantes da rede estadual do Paraná foi o destaque no Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), respondendo por 48% dos aprovados, um montante de 2.083 calouros provenientes da rede estadual de ensino.

A rede estadual de educação do Paraná reúne quase 1 milhão de estudantes do Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante. Os alunos estão distribuídos em aproximadamente 2,1 mil escolas regulares e especiais, presentes em todos os municípios do Estado.

A Redação Paraná utiliza inteligência artificial para analisar as produções textuais dos alunos, avaliando critérios como coesão, coerência, gramática e argumentação, além de oferecer devolutivas personalizadas em tempo real, com disponibilização de propostas específicas seguindo o modelo utilizado no Enem.

Já a plataforma Enem Paraná amplia a preparação dos estudantes ao oferecer simulados, trilhas de estudo e conteúdos alinhados à matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio. O ambiente digital permite que os alunos acompanhem o próprio desempenho, identifiquem áreas que precisam de reforço e desenvolvam uma rotina de estudos mais estratégica, aproximando a experiência de aprendizagem da realidade das provas e fortalecendo a confiança para os processos seletivos.

Imagens: Lucas Fermin/Seed-PR

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here