Grupo Obragem apresenta leitura dramática da obra “Breves Palavras, Línguas e Outras Vozes”

0
986
Foto: Elenize Dezgeniski

A obra da dramaturga Olga Nenevê, encenada por Eduardo Giacomini, aborda questões existenciais e sociais contemporâneas

No próximo sábado, 14, o Grupo Obragem apresenta a leitura dramática do texto “Breves Palavras, Línguas e Outras Vozes”, da dramaturga Olga Nenevê. A leitura será realizada pelo ator Eduardo Giacomini e é resultado do projeto “Processo de Escrita e Leitura”, também realizado pela cia.

O monólogo leva à cena o personagem “Infelicíssimo”, um homem de meia-idade em crise emocional, confrontado pela necessidade de se defender de uma acusação de homicídio. Diante da morte, ele revisita momentos-chave de sua vida e reflete sobre as pessoas que marcaram a sua trajetória. A obra provoca uma reflexão existencial, abordando temas como relações familiares, questões sociais, comportamentos e dilemas políticos da atualidade.

“Reflito sobre as diversas narrativas que se manifestam nas pessoas enquanto pensam, sonham ou observam as imagens ao seu redor. Todo esse processo contribui para a construção de um texto imagético, composto por pensamentos que se transformam em palavras faladas. O resultado é um monólogo interior”, explica Olga.

Segundo a dramaturga, o processo criativo foi desafiador: “Manter-me fiel ao personagem e construir uma narrativa coerente com a história que eu imaginei foi exigente, assim como retratar a realidade social de tantas pessoas que enfrentam dificuldades, como a vulnerabilidade do abandono.”

Para garantir acessibilidade, a apresentação contará com um intérprete de Libras. Após a leitura, o público poderá participar de uma roda de conversa com os artistas para discutir o processo criativo da obra:

“Espero que a encenação chegue ao público como os demais espetáculos da Obragem: com sensibilidade, imagens poderosas que despertem o imaginário e as emoções, além de promover uma reflexão política sobre o nosso cenário socioeconômico. A ideia é despertar a consciência sobre as desigualdades sociais e seu impacto na vida das pessoas”, destaca.

Além da apresentação, que resultará também em um podcast a ser disponibilizado gratuitamente no YouTube do Grupo Obragem, está sendo realizada até sexta-feira uma oficina de dramaturgia.

A dramaturga Olga Nenevê desenvolve um trabalho caracterizado por investigações sobre a palavra e a fala, premiado nacionalmente, além de abordar temáticas existenciais e políticas nas esferas micro e macro da sociedade. Desde 2004, Nenevê escreve e encena textos dramáticos com o Grupo Obragem e o ator Eduardo Giacomini. A peça“Breves palavras, Línguas e Outras Vozes será encenada no teatro Novelas Curitibanas em fevereiro de 2025.

Serviço: Leitura dramática do texto “Breves palavras línguas e outras vozes.”

Ministrantes: Olga Nenevê e Eduardo Giacomini

Quando: 14/9/2024 (sábado)

Horário: 16h 

Onde: Espaço Obragem – criação e compartilhamento artístico.

Rua Alameda Júlia da Costa, 204 – São Francisco.

Oficina: “Dramaturgia – relato e teatralidade”.

Quando: 11, 12 e 13/9 (quarta a sexta)

Horário: 9h às 13h 

Onde: Espaço Obragem – criação e compartilhamento artístico.

Rua Alameda Júlia da Costa, 204 – São Francisco.

Para participar da oficina, basta entrar em contato com o Grupo Obragem e encaminhar uma carta de intenção.

Informações: (41) 99702.9664 (Eduardo Giacomi)

obragem@grupoobragemdeteatro.com.br

oficinasobragem@gmail.com

FotosElenize Dezgeniski

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here