CEDIVIDA promove Ciclo de Palestras “Viver não tem idade”com foco no combate ao etarismo

0
518
Ciclo de Palestras “Viver não tem idade” será realizado nos dias 30 e 31, com convidados de diversas áreas, de forma gratuita e aberto para o público em geral, na sede do CEDIVIDA. Crédito: Arthur Gomes

Os debates serão realizados nos dias 30 e 31 de outubro e as inscrições são gratuitas

De acordo com os últimos dados do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população com 65 anos ou mais representa 10,5% do total no Brasil. Pensando nesse público e também nas pessoas 50+, o CEDIVIDA, Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa, da Associação dos Amigos do HC, promoverá 2 dias de palestras gratuitas abordando diversos temas relacionados ao etarismo, preconceito baseado em estereótipos associados à idade.

O etarismo não ocorre somente com as pessoas 60+ e é observado com mais frequência do que se imagina. Porém, este tema entrou em evidência há alguns meses, quando uma aluna de 45 anos sofreu preconceito por parte de algumas colegas de turma de uma universidade de Bauru, interior do estado de São Paulo.

Considerando que ainda são comuns as percepções inadequadas acerca da autonomia do idoso, subestimando seu poder de decisão ou capacidade em realizar tarefas, as palestras têm como objetivo conscientizar e combater o preconceito. Além do tema central, os palestrantes vão abordar temas como empregabilidade, mercado de trabalho e direitos da pessoa idosa.

Para participar das palestras os interessados podem fazer o cadastro pelo site: https://campanha.cedivida.org.br/ciclo-de-palestras de forma gratuita. Para quem desejar será cobrada uma taxa para emissão de certificado, valor que será revertido em doação ao CEDIVIDA.

As vagas são limitadas, disponíveis para pessoas de todas as idades e os participantes podem optar por um ou dois dias de palestras. As informações completas acerca dos palestrantes estão disponíveis no site.

Temas e palestrantes confirmados:

Universidade Aberta da Maturidade da UFPR com Ana Carolina Passos de Oliveira, professora do departamento de Terapia Ocupacional da UFPR e coordenadora da Universidade Aberta da Maturidade.

Combatendo o etarismo nas instituições com Luciana Oliveira, ativista da longevidade.

Empregabilidade 50+ com Charmoniks Heuer, Gerente de RH do Condor e vice-presidente da ABRH.

Carreira e empreendedorismo 50+ com Luciana Oliveira, ativista da longevidade.

Etarismo na visão do Direito com a Dra. Fabiana Franz, Advogada especialista em direitos da pessoa idosa.

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com Roberta Pivatto, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).

Paraná Amigo da Pessoa Idosa com Adriana de Oliveira, Coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa no Estado do Paraná.

Inclusão social: chegou a hora da pessoa idosa com Dr. Carlos Sperandio, idealizador e responsável pela Clínica Gerus – Envelhecimento & Qualidade de Vida e pelo Projeto ColaborIdade.

Bate papo “Viver não tem idade” com Dulcineia Novaes, jornalista, repórter e apresentadora.

Serviço

Ciclo de Palestras “Viver não tem Idade”
Data
: 30 e 31 de outubro
Horário: a partir das 14h
Local: CEDIVIDA
Endereço: Av. Agostinho Leão Jr., 320 – Alto da Glória
Inscrições e informações: https://campanha.cedivida.org.br/ciclo-de-palestras

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here