ANTONIO VILLEROY ESCOLHE PORTUGAL PARA LANÇAR NOVO ÁLBUM E DAR INÍCIO À NOVA TURNÊ MUNDIAL

0
320

Ouça aqui “Banquete”:

https://found.ee/Banquete_AntonioVilleroy-2

Banquete é o mais recente álbum de Antonio Villeroy, o celebrado cantautor brasileiro que vive em Portugal, desde outubro de 2022,  e que escolheu aquele país para lançar e dar início à tourneé mundial de divulgação e promoção do disco.

De acordo com o artista,”o novo álbum é inspirado no livro homónimo do filósofo grego Platão. Banquete completa a trilogia de discos que fiz sobre o amor: o primeiro foi Gravidade do Amor, gravado ao vivo em 2016, e depois veio Luz Acesa, gravado ao vivo em 2020. Neste novo álbum eu reuni canções cujo tema é o amor, em suas mais diferentes formas, desde a amizade, a paixão, o amor pela arte, pela ciência ou por uma cidade”.

Este trabalho será lançado em maio, seguindo-se depois uma série de espetáculos ao vivo com paragens já confirmadas no Brasil, França, Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, República Checa, Países Baixos, e, em 2024, na Argentina e Uruguai.

Os próximos 10 meses serão assim consagrados à turnê e à divulgação do álbum, mas Antonio continua a compor e, brevemente, estreará parcerias com Toninho Horta e Marcos Valle. Além disso, já se vislumbra um novo álbum a ser gravado no próximo ano.

SOBRE BANQUETE

Em Banquete, o seu 14º disco, Villeroy apresenta 13 canções, a maioria delas cantada em duo com artistas de diversas nacionalidades, como os brasileiros Francis Hime, Gelson Oliveira e Colombo Cruz, a portuguesa Joana Amendoeira, as italianas Mafalda Minnozzi e Chiara Civello, a francesa Marie Minet, o espanhol Pedro Guerra e a venezuelana Georgina.

Entre os temas que compõem o disco estão:

– a balada jazz A Tal Fotografia, composta depois de uma ação que o artista fez nas suas redes sociais, quando pediu aos seus seguidores e amigos que enviassem fotos tiradas com ele, principalmente depois dos concertos;

– As Coisas do Mundo, uma bossa canção que foi inspirada em uma entrevista do pensador francês Gilles Deleuze e que conta com a participação especial de Joana Amendoeira;

– Choro Chorado, um chorinho em que a letra versa sobre amores dos carnavais cariocas, parceria de Villeroy com Francis Hime, que também divide o com os vocais nesta faixa;

– Quien como Yo, um reggaeton com harmonia de bossa nova, composto em parceria com a dupla de produtores colombianos Mango e Nabalez e que traz a participação da cantora venezuelana Georgina.

– O samba Consultório Sentimental é executado em forma de diálogo entre Antonio Villeroy e Colombo Cruz para tratar de questões amorosas.

– Mañana é uma parceria de Villeroy com Ana Carolina, Aleh e o saudoso Bebeto Alves, que mistura gêneros latinos e brasileiros e teve piano e tambores gravados por músicos da banda de David Byrne, e ainda conta com um especial de castanhola tocado por Paula Finn e com Bebeto Alves nos vocais ao lado de Villeroy.

– Serena Serenata é uma canção pungente, com a melodia composta em parceria com o hitmaker americano Jeff Franzel, e letra composta em com Mafalda Minozzi que canta em duo com o artista.

–  Del Amor é uma morna composta em parceria com Pedro Guerra, artista espanhol nascido nas Ilhas Canárias e que atua em duo na faixa.

– Além de Canção da Magnólia, um jazz manouche com pinceladas de bolero; Por Amsterdam é um tema inspirado nesta cidade ícone dos Países Baixos;

– o samba exaltação Mais uma vez, que fala de encontros e desencontros amorosos, é uma parceria com Jerônimo Jardim e Gelson Oliveira, que divide os vocais com Villeroy;

– Between Now And Goodbye uma balada jazz em parceria com a artista italiana Chiara Civello, que canta em duo na faixa;

– e Certain Jour, uma balada em francês cantada em duo com a francesa Marie Minet, que vive em Lisboa.

Um total de 62 músicos residentes em diversas cidades do mundo participaram neste Banquete. Ao longo das faixas, eles dividem-se entre bateria, percussão, baixo, piano e teclados, violas, violões, violinos, violoncelos, vocais e guitarras, além de flauta, saxofone, trombone, trompete, clarone e clarinete.

As canções de Banquete foram gravadas em diversas cidades do Brasil, e também em Nova Iorque, Málaga, Roma e Lisboa. O disco é uma produção independente realizada pelo selo PIC Music, que pertence a Antonio Villeroy, com distribuição digital de Nikita Music Digital.

A TURNÊ

Com estreia marcada para o dia 2 de junho no Auditório Carlos Paredes, em Lisboa, o show segue, depois para outras cidades portuguesas, e chega ao Brasil no dia 07 de julho, com a estreia nacional no Teatro do Bourbon Country, de Porto Alegre, prosseguindo depois para Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

O segundo semestre será dedicado aos shows na Europa Central.

SOBRE ANTONIO VILLEROY

Com 42 anos de carreira, Villeroy é considerado um dos maiores “hitmakers” do Brasil, com mais de 300 canções editadas por cerca de 130 artistas nacionais e internacionais, incluindo Ana Carolina, Gal Costa, Maria Bethânia, Seu Jorge, John Legend, Chiara Civello, Mafalda Minnozzi e Jesse Harris, entre muitos outros nomes bem conhecidos pelos portugueses.

O artista traz ainda na bagagem mais de 20 músicas que integram as telenovelas do Brasil, além de temas e bandas sonoras inteiras em filmes brasileiros e norte-americanos.

RELAÇAO DE SUCESSOS ANTONIO VILLEROY

Garganta (AC)

Ela é Bamba (AC)

Rosas (AC)

Sinais de Fogo (Preta Gil, AC, Bom Gosto)

Stereo (Preta Gil, AC)

Pra Rua Me Levar ((Bethânia, AC, Seu Jorge)

Uma Louca Tempestade ((AC)

Um dia Pra Vadiar (Bethânia)

Confesso (AC)

Ruas de Outono (Gal Costa, AC, Zizi Possi)

Sinal dos Tempos (Ednardo e Belchior)

Amores Possíveis (Moska)

Heroína e Vilã (AC)

The Way You’re Looking at me (AC e John Legend)

CONSULTÓRIO SENTIMENTAL

(O Banquete)

Assista aqui o clipe de “Consultório Sentimental”:

Samba de Antonio Villeroy, composto em forma de diálogo, onde um suposto paciente consulta com um especialista, expressando suas dúvidas, dilemas e expectativas sobre o amor.

Antonio e seu convidado, Colombo Cruz, alternam-se nos personagens, onde o especialista pode ser um médico, psicólogo, pesquisador, ou simplesmente um amigo que tem domínio sobre alguns tópicos do assunto.

Enquanto dialogam, surgem imagens de uma festa de carnaval, como uma espécie de desejo, de vislumbre ou promessa de realização dionisíaca.

No quarto final do vídeo, a promessa se concretiza quando os protagonistas, já despidos de seus personagens, encontram-se em um restaurante, onde fazem um esquenta, para depois se dirigirem para a quadra de uma escola de samba, onde a grande festa finalmente se desenrola.

Consultório Sentimental é, de certa forma, a síntese do álbum Banquete de Antonio Villeroy, inspirado no livro homônimo do filosofo grego Platão, que também é conhecido pelo título de Simpósio, ou seja, uma espécie de festim, durante a qual os convidados bebiam, conversavam, ouviam música e se entregavam a outros divertimentos.

Portanto a apoteose carnavalesca vem para coroar com plenitude essa ideia do amor, ou de várias formas de amor confluindo para um grande encontro, uma comunhão de alegria, vitalidade, gozo e divertimento, expressando, assim os atributos do deus grego, Dionísio.

……………………………………………………………………………………………………………………………………….

Curiosamente, Colombo Cruz é médico e tem clinicado, ao longo das últimas quatro décadas para grandes nomes da música brasileira, como João do Valle, Beth Carvalho, Marisa Gata Mansa, Bebeto Alves, Gelson Oliveira e o próprio Antonio.

………………………………………………………………………………………………………………………………………

Direção do Vídeo: Mirza Reverbel

Gravação e Edição de Imagens: Rodrigo Alencastro

Gravação de Áudio, Mixagem e Masterização: Leo Bracht

Lançamento: Pic Music

Distribuição: Nikita Music Digital

Agradecimentos Especiais: Sociedade Beneficente Recreativa IMPERADORES DO SAMBA Luana Costa

Kell do Repique

Restaurante GAMBRINUS, Porto Alegre

Antiquário CASA DE BERNARDA ALBA

FICHA TÉCNICA

CONSULTÓRIO SENTIMENTAL

Letra e Música: Antonio Villeroy

Feat: Colombo Cruz

Antonio Villeroy: Voz e Violão

Max Garcia: Violão 7 Cordas e Cavaquinho

Tutti Rodrigues: Percussões

Igor Keveen: Percussões

Vocais: Andreia Cavalheiro, Marisa Rotenberg, Paola Kirst

Eduardo Neves: Flautas

Antonio Neves: Trombone

Rui Alvim: Clarinete

Arranjo de Sopros: Eduardo Neves

Grupo de Bateria de Escola de Samba

Keel do Repique: Repique

Layla Barbosa: Chocalho

Tamborins: Thiago Madruga e Wallison Santos

Caixas: David Santana, Dahion Ferreira, Dener Jardim, Wellington Reiter

Surdos: Edenilson Siqueira (1ª) , Adryan Silva (2ª) , James Oliveira (3ª)

Arranjo e Condução de Bateria de Escola de Samba: Keel do Repique

Aqui link com material:

https://www.antoniovilleroy.net/

ANTONIO VILLEROY NAS REDES:

YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UCPrtkQqmBnyYCTyJGWS74NQ?view_as=subscriber

SPOTIFY

INSTAGRAM

https://www.instagram.com/antoniovilleroy

FACEBOOK

https://www.facebook.com/antonio.villeroy.oficiale

Deixar um compentário

Please enter your comment!
Please enter your name here